Sequência didática de leitura com o livro Felpo Filva de Eva Furnari.
Atividade de 1 a 5 abaixo
👇
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Liliane Fróis
Aluno:
___________________________________________________
Data: ________/_______/_________ Ano: 4º ano
Atividade 1
1-Nessa atividade você deverá
colar as peças do quebra-cabeça que está junto a essa atividade em um papel
grosso (pode ser papelão ou papel de caixa de sapato), depois recortar e montar
o quebra-cabeça para descobrir qual é o livro que vamos ler.
Você poderá guardar o seu quebra-cabeça depois numa caixinha.
Obs: Como fazer o quebra-cabeça:
1º Pegue um molde de um quebra-cabeça como o do modelo abaixo e imprima do tamanho da capa do livro.
2º Faça uma cópia da capa do livro e risque em cima o molde do quebra-cabeça.
3º Após riscar em cima, cubra com lápis hidrocor preto e depois recorte as partes;
Um abraço da pró!
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Liliane Fróis
Aluno:
___________________________________________________
Data: ________/_______/_________ Ano: 5º ano
Atividade 2
1-Observe a capa do livro que vamos ler:
________________________________________________________
b) A
autora do livro é:
( ) Ana Maria Machado (
) Eva Furnari ( ) Ruth Rocha
c) Você
conhece outro livro desta autora? Qual?
________________________________________________________
d) Marque
com um x somente o que tem na capa do livro:
( ) flor
( ) coelho (
)cama ( ) mesa (
) quadro
( ) cadeira
( ) máquina de escrever ( )
lápis ( ) óculos
( ) janela
( ) sofá ( ) folha de papel ofício (
) bola
e) O que
você acha que o coelho está fazendo?
________________________________________________________
f) Onde
você acha que ele está?
________________________________________________________
g) O que
você acha que o livro vai falar sobre o coelho?
____________________________________________________________________
Capriche na atividade!!
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Liliane Fróis
Aluno:
___________________________________________________
Data:
________/_______/_________ Ano: 4º ano
Atividade
3- II Unidade
Obs: Leia o livro para os aluno e faça alguns intervalos na leitura de acordo as atividades. Lembre-se de realizar uma conversa sobre as temáticas abordadas no livro antes de propor as atividades.
Leia
o texto abaixo retirado do livro Felpo Filva
2-Responda de acordo com o texto:
b)Quem escreveu o texto?
___________________________________________________________
b)Felpo escreveu esse texto
para:
( ) falar sobre a vida de alguém (
) falar sobre a sua própria vida
c)Qual a profissão de Felpo?
___________________________________________________________
d)Por que Felpo é um poeta
solitário e não gosta de sair de casa?
Marque a resposta:
( ) porque não tem ninguém morando perto dele.
( ) porque quando era pequeno os colegas
zombavam dele por causa da orelha dele que era uma maior que a outra.
( ) porque sozinho ele consegue escrever
melhor os seus livros.
e) No texto Felpo usou algumas
palavras para se referir a ele, procure essas palavras e escreva-as abaixo:
____________________________________________________________
3-Vimos no texto anterior que Felpo escreveu uma autobiografia para contar o que passou na infância. Veja abaixo um texto que explica o que é uma autobiografia.
a)Complete de acordo com o texto:
Quando
alguém ____________a sua própria _____________, está criando um _________ que
se chama ___________________.
Capriche!!
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Disciplina: Ensino Religioso
Professora: Liliane Fróis
Aluno:
___________________________________________________
Data: ________/_______/_________ Ano: 5º ano
Atividade 4- II Unidade
Para responder a essa atividade você deverá assistir ao vídeo Turma da Mônica – Respeito e Tolerância disponível no Youtube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ
Após assistir ao filme responda as questões abaixo:
1-Qual a mensagem principal do filme?
_____________________________________________________________
2-O que o filme incentiva a fazer quando encontrar alguém
diferente?
_____________________________________________________________
3-De acordo com o filme o que é preciso fazer para
construir um mundo mais feliz?
_____________________________________________________________
4-Quais atitudes você tem no dia a dia que demonstra
respeito ao próximo?
_____________________________________________________________
Faça com carinho!!
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Liliane Fróis
Aluno:
___________________________________________________
Data: ________/_______/_________ Ano: 4º ano
Atividade
5
1-Na história, Felpo diz que
usou um aparelho para esticar uma das suas orelhas que era mais curta que a
outra, o aparelho era chamado Sticorelia. O texto abaixo retirado do livro
informa como era esse aparelho. Leia o texto e em seguida responda o que se
pede abaixo:
_______________________________________________________________
2-Para que serve o aparelho?
_______________________________________________________________
3-Por quanto tempo deve ser usado?
_______________________________________________________________
4-Observe as imagens de Felpo e responda: O aparelho cumpriu
com o que disse no manual de instruções?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Para você Felpo poderia ser feliz mesmo tendo uma orelha
maior que a outra? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Vamos falar
agora sobre esse tipo de texto - O manual de instrução.
7-Podemos dizer que um manual de Instrução é um texto que
serve para:
Marque todas as opções corretas:
( ) falar sobre
alguém ( ) nos ensinar alguma coisa
( ) contar uma
história ( ) mostrar como fazer alguma coisa
( ) falar sobre
alguma coisa que aconteceu ( ) ensinar como usar alguma coisa
8-Marque outros textos que também servem para nos ensinar
alguma coisa, e que, portanto, é também um texto instrucional:
(
) Receitas (
) carta (
) bulas de remédio
10–Pergunte a seus pais se em sua casa tem algum manual de
instrução de algo que compraram e registre aqui sobre o que ele ensina. Você
também pode colar o manual no verso da folha.
Faça com capricho!! Beijos da pró
Sem comentários:
Enviar um comentário