Página inicial

domingo, 19 de setembro de 2021

Sequência didática de leitura com o livro "O Reizinho Mandão"

Escola Grupo Escolar Presidente Médici

Prof. Liliane Fróis

Disciplina; Língua Portuguesa

Turmas:  5º ano 

Sequência didática de leitura    


               

Livro: O Reizinho Mandão

   Autora: Ruth Rocha

Ilustrador: Walter Ono
   
    Editora: Quinteto

   

Aula 1

Atividade 1 - Antes da Leitura

O livro que vamos ler tem como título “ O reizinho Mandão”, mas antes da leitura faça uma análise da sua capa e responda as questões abaixo:

 

  

1-    Com base no título e na ilustração da capa, sobre o que você acha que o livro vai tratar?

__________________________________________________________

2-    Na capa do livro há um personagem, o reizinho da história, que está escrevendo em uma folha. O que será que ele está escrevendo?

_________________________________________________________

3-    Além do título, que elemento presente na capa indica que o personagem é um rei?

__________________________________________________________

4-    Quando dizemos que alguém é mandão, como é essa pessoa?

__________________________________________________________

 

Aula 2 

Atividade 2 - Após a leitura

 

1-Depois de ouvir a história “ O reizinho mandão” de Ruth Rocha, responda as questões abaixo:

a)Sua ideia sobre o que o texto trataria se confirmou? Explique.

_______________________________________________________________

b)O que o reizinho estava realmente escrevendo na imagem da capa do livro?

_______________________________________________________________

c)Quais leis o reizinho criou?

______________________________________________________________________________________________________________________________

d)Quais as consequências das atitudes do reizinho?

______________________________________________________________________________________________________________________________

e)5-O que ele fez para resolver a situação?

______________________________________________________________________________________________________________________________

f)-O que aconteceu com o reizinho?

______________________________________________________________________________________________________________________________

Aula 3

Atividade 3 - Construindo os sentidos do texto

1-No texto, é dito que as leis criadas pelo reizinho eram absurdas. O que seria uma lei absurda nesse contexto?

________________________________________________________________

2-Das leis criadas pelo reizinho, qual você acha que é a mais absurda? Por quê?

________________________________________________________________

3-Por que o reizinho conseguia criar essas leis?

________________________________________________________________

4-Para você, as pessoas podem agir como o reizinho da estória em quais situações?

________________________________________________________________

Aula 4

Atividade 4 - Construindo os sentidos do texto

 

1-A seguir, releia alguns trechos da estória O reizinho mandão e em seguida responda as questões abaixo:

Eu tenho uma porção de amigos assim. Querem mandar na brincadeira...

Quando a gente quer brincar de outra coisa, ficam logo zangados.

E quando as mães deles vêm ver o que aconteceu, se atiram no chão e ficam roxinhos, esperneiam e tudo.

a)De acordo com esses trechos, o narrador do texto é:

     (   )Criança  (   ) adulto (    ) idoso

b) Como você concluiu a resposta anterior?

____________________________________________________________________________________________________________________

5-    O narrador é aquele que conta a história. No texto, ele conversa com o leitor. Copie um trecho do texto que comprove isso.

____________________________________________________________________________________________________________________

6- No texto, tanto o reizinho quanto o seu pai são descritos. Observe as características a seguir. Circule as que se referem ao reizinho e sublinhe as que se referem ao pai.

justo                mal-educado                     bonzinho

        velhinho                      mimado

a)  Com base nessas caraterísticas é possível afirmar que o reizinho e seu pai eram muito parecidos ou muito diferentes?

__________________________________________________________

Aula 5

Atividade 5 - Construindo os sentidos do texto


1-    Todo texto traz informações escondidas por detrás das palavras, para descobri-las temos que desconfiar de todas delas e agir como um detetive. Leia o fragmento da estória O reizinho Mandão e descubra o que quer dizer:

Aí deu nele uma coisa no coração, uma tristeza, uma dor na    consciência. Então ele resolveu dar um jeito na situação.

a) Para você o reizinho se sentiu:

(   ) magoado (  ) cansado (   ) arrependido

2-    Leia os fragmentos abaixo e explique o que você entende sobre as expressões em destaque:

a)    ...e eles ficam pensando que são os donos do mundo.

_____________________________________________________________

b)   Era um velho miudinho que falava pelos cotovelos.

_____________________________________________________________

3-    Pesquise no dicionário o significado da palavra destacada e escreva abaixo:

Por isso, quando ele atravessou a fronteira.

______________________________________________________________

4-    Substitua a palavra em destaque por outra que tenha o mesmo sentido. 

a)    Mas que remédio? Era sua única esperança.

_______________________________________________________________

b)    Eu tenho uma porção de amigos.

_______________________________________________________________ 

Aula 6

Atividade 6 – A gramática na construção dos sentidos do texto

1-    Vamos continuar analisando o texto O reizinho Mandão. Leia as partes destacadas, tente descobrir a quem as palavras em destaque se referem ou substituem nas frases e circule-as:

a)Precisa ver que reizinho chato que ele ficou.

______________________________________________________________

b)Eu tenho uma porção de amigos assim...Querem que a gente faça tudo o que eles gostam.

_______________________________________________________________

c)Não é que as pessoas não quisessem falar. Elas não sabiam falar mesmo.

_______________________________________________________________

d)Nem os conselheiros podiam dar o menor conselho. Eles não sabiam mais como! ...

_______________________________________________________________

2-    Por que você acha que a autora substituiu algumas palavras por outras, ao invés de repeti-las?

_______________________________________________________________

As palavras ele, ela, eles e elas, assim como eu, tu, nós, vós e vocês são usadas para substituir outros nomes nos textos e são chamadas de pronomes pessoais. 

Aula 7-

Atividade 7 - A gramática na construção dos sentidos do texto

3-    Leia o trecho abaixo com atenção: 

Precisa ver que reizinho chato, que ele ficou!

Mandão, teimoso, implicante, xereta!

a)  a)  Quais palavras foram usadas para dar características ao reizinho?

__________________________________________________________

b)    b)Os usos dessas palavras foram importantes para o texto? Por quê?

  __________________________________________________________

c)   c) Você sabe como essas palavras que dão características as coisas, pessoas e animais são chamadas na língua portuguesa?

       ____________________________________________________________

Aula 8

Atividade 8 – A gramática na construção dos sentidos do texto.

4-    Releia os trechos a seguir:

A)Vai que esse rei morreu, porque era muito velhinho.

B)O príncipe era um sujeitinho muito mal-educado.

As palavras destacadas nas frases acima estão no diminutivo (tiveram seu tamanho diminuído). Nelas, o diminutivo indica sentidos diferentes. A seguir, relacione o trecho que corresponde a cada sentido, colocando letra A na opção que a palavra velhinho representa e letra B na opção que a palavra sujeitinho representa.

                  (   ) Desprezo   (   ) Afeto, carinho

5-Observe as palavras velhinho e sujeitinho nas frases, qual delas expressa ironia? _________________________________________________________

7-Observe a frase abaixo:

Que bonitinho, não fez o dever!                  Seu cachorro é tão bonitinho!

a)Nas duas frases a palavra bonitinho está no diminutivo. Na primeira frase podemos comparar essa palavra aos sentidos apresentados em velhinho ou sujeitinho?_______________________________________________________

b) E na segunda frase a palavra bonitinho pode ser comparada a velhinho ou sujeitinho?_______________________________________________________

c)Observe as frases abaixo e destaque as palavras que estão no diminutivo.

 

Era um rei muito bonzinho.

Então as mães deles ficam achando que a gente está maltratando o filhinho delas.

E quando o sábio interrompia o rei, ele nem ligava, ficava dando umas risadinhas para agradar o velho.

Lá no fundo, meio no escuro, tinha uma menina: magrinha, de trança comprida e de avental xadrez.

A menininha, nada

 

b)    Passe as palavras para o aumentativo:

Elefante    _________________    barraca    _____________________

Rato         _________________     fogo         _____________________

Amigo      __________________   barulho    _____________________

Boca        __________________   casa        _____________________

Nariz        ___________________ dedo       _____________________

 

5-    O que você concluiu sobre o uso das palavras no diminutivo?

__________________________________________________________________________________________________________________________

Algumas palavras podem variar para indicar os graus diminutivo e aumentativo em relação ao seu tamanho normal; também podem variar para expressar uma linguagem mais afetiva.

 

Aula 9

Atividade 9 - Conhecendo algumas das características do texto narrativo.

 

1-Observe os fragmentos do texto abaixo e em seguida destaque de verde as falas do narrador, de azul as falas do reizinho e de amarelo as falas da menina.

 

Aí o reizinho foi indo na direção da menina, parou perto dela e perguntou com uma vozinha toda macia:

_ Então, linda menina! Não vai me dizer alguma coisa?

A menininha, nada!

_ Como é, minha flor? Diga alguma coisa para o seu rei ouvir! Anda!

A menininha, nada!

Mas o reizinho, que estava muito desconfiado, ficou vermelhinho de raiva e se desmascarou:

_Olhe aqui, minha filha! Eu sou o rei, sabia? Trate de dizer alguma coisa, já já!

 

a)    Qual pontuação é usada para indicar que o personagem do reizinho vai falar? _____________________________________________________

 

b)    Você observou a presença do travessão ( _) neste diálogo? Na fala de quem ele apareceu? _________________________________________

 

2-O trecho do livro abaixo foi escrito de outra forma para indicar a fala do personagem. Reescreva-o utilizando dois pontos para indicar que o personagem vai falar e o travessão para marcar a fala do personagem.

 Ela ficou vermelhinha também, arregalou uns olhos muito brilhantes e gritou, com toda a força: “Cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu!

 

3-O que você aprendeu sobre o uso do sinal de travessão e dois pontos no texto?

______________________________________________________________

 

 Aula 10 

 Atividade 7 - Além da leitura – análise do discurso

 

  1- Leia os fragmentos de texto abaixo e expresse sua opinião a cerca deles.

  Os conselheiros do rei ficavam desesperados, tentavam dar conselhos a ele, que afinal  é para isso que os conselheiros existem. Eles explicavam que um rei tem de fazer leis importantes, pra tornar o povo mais feliz.

Mas o reizinho não queria saber de nada.

 

  a)Você concorda que um rei deve mesmo fazer leis que tornem a vida do povo mais feliz? Qual a sua opinião sobre isso?

________________________________________________________________________________________________________________________________

  b)Trazendo para a nossa realidade,  a quem podemos comparar a função de conselheiro e rei em nosso município?

_______________________________________________________________________________________________________________________________

  c)O rei, ao invés de ser um adulto, é uma criança mimada. Você acha que isso influenciou o modo dele governar?

________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Leia mais um fragmento de texto:

_Cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu!

  a)Após a menina falar isso, todas as pessoas no reino passaram a falar. O que isso nos ensina sobre o poder da fala?

________________________________________________________________

  b)Para que podemos usar a nossa voz?

________________________________________________________________

 Aula 11

Atividade 11 – Contextualizando a leitura

Debate: O que é preciso para ser um bom governante?

Assista a um comentário da autora do livro O reizinho mandão no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=CA1Uzc9j1a8

Segundo a autora Ruth Rocha, o livro O Reizinho Mandão foi escrito numa época da história do Brasil chamada de ditatura militar. Pesquise um pouco mais esse período e descubra alguma proibição feita pelo governo às pessoas naquela época. 

Após a apresentação da sua pesquisa vamos conversar um pouco sobre como um bom governante deve ser, para isso você irá responder a respeito da seguinte pergunta:

Na sua opinião, o que é preciso para ser um bom governante?

 

 

 

 

Obs: O nível de dificuldade da  atividade leva em conta o ensino remoto.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sequência didática com o livro Felpo Filva - 5º ano - Atividades de 1 a 5

  Escola: Grupo Escolar Presidente Médici Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liliane Fróis Aluno: _____________________________...