Escola Grupo Escolar Presidente Médici
Prof. Liliane Fróis
Disciplina; Língua Portuguesa
Turmas: 5º ano
Sequência didática de leitura
Livro: O Reizinho Mandão
Aula 1
Atividade 1 - Antes da Leitura
O livro que vamos ler tem como título “ O reizinho Mandão”, mas antes da
leitura faça uma análise da sua capa e responda as questões abaixo:
1- Com base no título e na ilustração da capa, sobre o
que você acha que o livro vai tratar?
__________________________________________________________
2- Na capa do livro há um personagem, o reizinho da
história, que está escrevendo em uma folha. O que será que ele está escrevendo?
_________________________________________________________
3- Além do título, que elemento presente na capa
indica que o personagem é um rei?
__________________________________________________________
4- Quando dizemos que alguém é mandão, como é essa
pessoa?
__________________________________________________________
Aula 2
Atividade 2 - Após a leitura
1-Depois de ouvir a história “ O reizinho mandão” de Ruth Rocha,
responda as questões abaixo:
a)Sua ideia sobre o que o texto trataria se confirmou? Explique.
_______________________________________________________________
b)O que o reizinho estava realmente escrevendo na imagem da capa do
livro?
_______________________________________________________________
c)Quais leis o reizinho criou?
______________________________________________________________________________________________________________________________
d)Quais as consequências das atitudes do reizinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________
e)5-O que ele fez para resolver a situação?
______________________________________________________________________________________________________________________________
f)-O que aconteceu com o reizinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 3
Atividade 3 - Construindo os sentidos do texto
1-No texto, é dito que as leis criadas pelo reizinho eram absurdas. O
que seria uma lei absurda nesse contexto?
________________________________________________________________
2-Das leis criadas pelo reizinho, qual você acha que é a mais absurda?
Por quê?
________________________________________________________________
3-Por que o reizinho conseguia criar essas leis?
________________________________________________________________
4-Para você, as pessoas podem agir como o reizinho da estória em quais
situações?
________________________________________________________________
Aula 4
Atividade 4 - Construindo os sentidos do texto
1-A seguir, releia alguns trechos da estória O reizinho mandão e em
seguida responda as questões abaixo:
Eu tenho uma porção de amigos assim. Querem mandar na brincadeira...
Quando a gente quer brincar de outra coisa, ficam logo zangados.
E quando as mães deles vêm ver o que aconteceu, se atiram no chão e ficam roxinhos, esperneiam e tudo.
a)De acordo com esses trechos, o narrador do texto é:
( )Criança ( )
adulto ( ) idoso
b) Como você concluiu a resposta anterior?
____________________________________________________________________________________________________________________
5- O narrador é aquele que conta a história. No texto,
ele conversa com o leitor. Copie um trecho do texto que comprove isso.
____________________________________________________________________________________________________________________
6- No texto, tanto o reizinho quanto o seu pai são
descritos. Observe as características a seguir. Circule as que se referem ao
reizinho e sublinhe as que se referem ao pai.
justo mal-educado bonzinho
velhinho mimado
a) Com base nessas caraterísticas é possível afirmar que o reizinho e seu
pai eram muito parecidos ou muito diferentes?
__________________________________________________________
Aula 5
Atividade 5 - Construindo os sentidos do texto
1- Todo texto traz informações escondidas por detrás das palavras, para descobri-las temos que desconfiar de todas delas e agir como um detetive. Leia o fragmento da estória O reizinho Mandão e descubra o que quer dizer:
Aí deu nele uma coisa no coração, uma tristeza, uma dor na consciência. Então ele resolveu dar um jeito na situação.
a) Para você o reizinho se sentiu:
( ) magoado ( ) cansado ( )
arrependido
2- Leia os fragmentos abaixo e explique o que você
entende sobre as expressões em destaque:
a) ...e eles ficam pensando que são os donos
do mundo.
_____________________________________________________________
b) Era um velho miudinho que falava pelos cotovelos.
_____________________________________________________________
3- Pesquise no dicionário o significado da palavra
destacada e escreva abaixo:
Por isso, quando ele atravessou a fronteira.
______________________________________________________________
4- Substitua a palavra em destaque por outra que tenha
o mesmo sentido.
a) Mas que remédio? Era sua única
esperança.
_______________________________________________________________
b) Eu tenho uma porção de amigos.
_______________________________________________________________
Aula 6
Atividade 6 – A gramática na construção dos sentidos do texto
1- Vamos continuar analisando o texto O reizinho
Mandão. Leia as partes destacadas, tente descobrir a quem as palavras em
destaque se referem ou substituem nas frases e circule-as:
a)Precisa ver que reizinho chato que ele ficou.
______________________________________________________________
b)Eu tenho uma porção de amigos assim...Querem que a gente faça tudo o
que eles gostam.
_______________________________________________________________
c)Não é que as pessoas não quisessem falar. Elas não
sabiam falar mesmo.
_______________________________________________________________
d)Nem os conselheiros podiam dar o menor conselho. Eles não
sabiam mais como! ...
_______________________________________________________________
2- Por que você acha que a autora substituiu algumas
palavras por outras, ao invés de repeti-las?
_______________________________________________________________
As palavras ele, ela, eles e elas, assim como eu, tu, nós, vós e vocês
são usadas para substituir outros nomes nos textos e são chamadas de pronomes
pessoais.
Aula 7-
Atividade 7 - A gramática na construção dos sentidos do texto
3- Leia o trecho abaixo com atenção:
Precisa ver que reizinho chato, que ele ficou!
Mandão, teimoso, implicante, xereta!
a) a) Quais palavras foram usadas para dar características ao reizinho?
__________________________________________________________
b) b)Os usos dessas palavras foram importantes para o texto? Por quê?
__________________________________________________________
c) c) Você sabe como essas palavras que dão características as coisas, pessoas
e animais são chamadas na língua portuguesa?
____________________________________________________________
Aula 8
Atividade 8 – A gramática na construção dos sentidos do texto.
4- Releia os trechos a seguir:
A)Vai que esse rei morreu, porque era muito velhinho.
B)O príncipe era um sujeitinho muito mal-educado.
As palavras destacadas nas frases acima estão no diminutivo (tiveram seu
tamanho diminuído). Nelas, o diminutivo indica sentidos diferentes. A seguir,
relacione o trecho que corresponde a cada sentido, colocando letra A na opção
que a palavra velhinho representa e letra B na opção que a
palavra sujeitinho representa.
( )
Desprezo ( ) Afeto, carinho
5-Observe as palavras velhinho e sujeitinho nas
frases, qual delas expressa ironia?
_________________________________________________________
7-Observe a frase abaixo:
Que bonitinho, não fez o dever! Seu cachorro é tão bonitinho!
a)Nas duas frases a palavra bonitinho está no diminutivo. Na primeira
frase podemos comparar essa palavra aos sentidos apresentados em velhinho ou
sujeitinho?_______________________________________________________
b) E na segunda frase a palavra bonitinho pode ser comparada a velhinho ou sujeitinho?_______________________________________________________
c)Observe as frases abaixo e destaque as palavras que estão no diminutivo.
Era um rei muito bonzinho.
Então as mães deles ficam achando que a gente está maltratando o
filhinho delas.
E quando o sábio interrompia o rei, ele nem ligava, ficava dando umas
risadinhas para agradar o velho.
Lá no fundo, meio no escuro, tinha uma menina: magrinha, de trança comprida
e de avental xadrez.
A menininha, nada
b) Passe as palavras para o aumentativo:
Elefante _________________ barraca _____________________
Rato _________________ fogo _____________________
Amigo __________________ barulho _____________________
Boca __________________ casa _____________________
Nariz ___________________
dedo _____________________
5- O que você concluiu sobre o uso das palavras no
diminutivo?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Algumas palavras podem variar para indicar os graus diminutivo e
aumentativo em relação ao seu tamanho normal; também podem variar para
expressar uma linguagem mais afetiva.
Aula 9
Atividade 9 - Conhecendo algumas das características do texto narrativo.
1-Observe os fragmentos do texto abaixo e em seguida destaque de verde
as falas do narrador, de azul as falas do reizinho e de amarelo as falas da
menina.
Aí o reizinho foi indo na direção da menina, parou perto dela e
perguntou com uma vozinha toda macia:
_ Então, linda menina! Não vai me dizer alguma coisa?
A menininha, nada!
_ Como é, minha flor? Diga alguma coisa para o seu rei ouvir! Anda!
A menininha, nada!
Mas o reizinho, que estava muito desconfiado, ficou vermelhinho de raiva
e se desmascarou:
_Olhe aqui, minha filha! Eu sou o rei, sabia? Trate de dizer alguma
coisa, já já!
a) Qual pontuação é usada para indicar que o
personagem do reizinho vai falar?
_____________________________________________________
b) Você observou a presença do travessão ( _) neste
diálogo? Na fala de quem ele apareceu?
_________________________________________
2-O trecho do livro abaixo foi escrito de outra forma para indicar a
fala do personagem. Reescreva-o utilizando dois pontos para indicar que o
personagem vai falar e o travessão para marcar a fala do personagem.
Ela ficou vermelhinha também, arregalou uns olhos muito
brilhantes e gritou, com toda a força: “Cala a boca já morreu! Quem manda na
minha boca sou eu!
3-O que você aprendeu sobre o uso do sinal de travessão e dois pontos no
texto?
______________________________________________________________
Aula 10
Atividade 7 - Além da leitura – análise do discurso
1- Leia os fragmentos de texto abaixo e expresse sua opinião a
cerca deles.
Os conselheiros do rei ficavam desesperados, tentavam dar
conselhos a ele, que afinal é para isso que os conselheiros existem. Eles
explicavam que um rei tem de fazer leis importantes, pra tornar o povo mais
feliz.
Mas o reizinho não queria saber de nada.
a)Você concorda que um rei deve mesmo fazer leis que tornem a
vida do povo mais feliz? Qual a sua opinião sobre isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Trazendo para a nossa realidade, a quem podemos
comparar a função de conselheiro e rei em nosso município?
_______________________________________________________________________________________________________________________________
c)O rei, ao invés de ser um adulto, é uma criança mimada. Você
acha que isso influenciou o modo dele governar?
________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Leia mais um fragmento de texto:
_Cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu!
a)Após a menina falar isso, todas as pessoas no reino passaram a
falar. O que isso nos ensina sobre o poder da fala?
________________________________________________________________
b)Para que podemos usar a nossa voz?
________________________________________________________________
Aula 11
Atividade 11 – Contextualizando a leitura
Debate: O que é preciso para ser um bom governante?
Assista a um comentário da autora do livro O reizinho mandão no link
abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=CA1Uzc9j1a8
Segundo a autora Ruth Rocha, o livro O Reizinho Mandão foi escrito numa
época da história do Brasil chamada de ditatura militar. Pesquise um pouco mais
esse período e descubra alguma proibição feita pelo governo às pessoas naquela
época.
Após a apresentação da sua pesquisa vamos conversar um pouco sobre como
um bom governante deve ser, para isso você irá responder a respeito da seguinte
pergunta:
Na sua opinião, o que é preciso para ser um bom governante?
Obs: O nível de dificuldade da atividade leva em conta o ensino
remoto.
Sem comentários:
Enviar um comentário