Página inicial

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Sequência didática de leitura com o livro "Sete cordéis para sete cantigas" - 4º ano

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º  Data:____/_____/______

 

Atividade Remota 4

1-Mostre que você é bom em caça palavras e encontre 10 nomes:2 nomes de animais, 2 nomes de flores, 4 nomes de frutas, 1 nome de pessoa e 1 nome de uma parte do corpo.

 

O

I

R

T

C

K

J

B

D

X

S

A

Z

P

X

J

H

M

G

P

W

R

P

É

T

M

E

L

Ã

O

M

A

H

F

Y

H

B

N

F

H

A

N

X

G

P

G

S

X

W

J

R

H

A

D

T

F

Z

T

X

U

A

A

B

M

E

K

T

D

Q

Q

C

V

Ó

V

R

M

N

R

B

U

U

Z

B

N

S

A

P

O

N

I

J

Ç

O

Y

H

S

B

S

J

N

Á

C

R

A

V

O

Q

H

R

H

X

L

A

K

L

K

M

G

O

A

K

F

T

P

G

F

P

V

S

Z

J

M

E

L

Ã

N

C

I

A

Q

P

J

K

R

D

V

T

D

X

F

S

U

S

W

X

T

V

R

J

K

 

2-Escreva abaixo as palavras que você encontrou:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Descubra de quais músicas essas palavras fazem parte?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Cante as músicas e depois escolha uma para escrever abaixo:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 5

 

1-Olha o livro que vamos ler e que vai nos acompanhar nos nossos trabalhos a frente!!!

 



2-O que você observa na capa do livro?

________________________________________________________________

3-Quem é o autor?

________________________________________________________________

4-Qual o título do livro?

________________________________________________________________

5- Do que você acha que ele vai falar?

________________________________________________________________

6- Você sabe o que são cordéis?

________________________________________________________________

 

7- Agora leia um texto sobre o autor


Fonte: <https://www.cristianogouveia.com.br/quemsou>

Sobre Cristiano Gouveia 

Músico, escritor e contador de histórias. Cresceu ouvindo no rádio as canções de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Escreve poesias desde a adolescência, quando escrever era um jeito de se expressar pro mundo. Mas naquela época nunca mostrou seus escritos pra muita gente. Cresceu e descobriu que escrever pode ser uma grande brincadeira. Desde então já escreveu muitas histórias, algumas já publicadas, outras ainda “na gaveta” (que é um jeito da gente dizer que a história ainda não foi lida por muita gente, por ainda estar precisando de alguns ajustes). Lê histórias e canta cantigas pro seu filho mais velho, e celebra a chegada da sua filha mais nova que, no momento da escrita deste livro, tinha acabado de sair da barriga da mamãe.

 Texto extraído do livro Sete cordéis para sete cantigas

8- O que você mais gostou de saber sobre o autor?

________________________________________________________________

 

Capriche na atividade!Um abraço!!  Tia Liliane Fróis

 

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 6

 

1-Agora que você já conhece o livro “Sete cordéis para sete cantigas” de Cristiano Gouveia vamos ler um dos textos em cordel que ele nos presenteia. O texto que vamos ler tem como título “ Você sabe por que o sapo não lava o pé?” No texto o autor conta uma história e nos explica tudinho.

 

Você sabe por que é que o sapo não lava o pé?

 


Tu já deve ter ouvido

que sapo não lava o pé.

E também sabe que ele

não lava porque não quer.

Mas o início dessa história
você sabe como é?

 

Era uma vez um sapo.

O seu nome? Cururu!

Morava na beira-rio

numa casa de bambu.

Ele adorava cantar

versos de maracatu.

 

Além disso, o nobre anfíbio

era muito asseado

Mas seu jeito de limpeza

era muito exagerado!

Qualquer sinal de sujeira

 o deixava estressado.

 

Cururu sempre tomava

sete banhos todo dia,

fora as vezes que lavava

suas mãos dentro da pia.

E os pés? Eu nem te conto!

Já me perdi na quantia!

 

Quando chegava em casa,

antes de ir pro chuveiro,

ele ia para o rio

lavar o seu pé primeiro.

Pois entrar com o pé sujo

deixa o sapo bem cabreiro!

 

Ele lava entre os dedos,

lava embaixo da unha,

até passa álcool gel

e esfrega sem mumunha.

Demorava duas horas.

Sério! Eu sou testemunha.

 

Mas o sapo, distraído,

se perdeu no desafio.

Pois a chave da sua casa

caiu no fundo do rio.

Não podia mais entrar!

Sentiu logo um calafrio

 

.A porta trancada.

Veja só a confusão!

Preso do lado de fora.

Pior não ficava, não!

Mas não é que piorou

com o ronco de um trovão?

 

O céu, que estava azul,

de repente escureceu.

Com um vento bem gelado,

ele logo estremeceu.

Não havia guarda-chuva,

ele nem se protegeu.

 

Essa chuva veio forte!

Pobre sapo Cururu...

Logo o frio chegou intenso,

o deixando jururu.

Ficou trancado pra fora

da sua casa de bambu.

 

“ E agora, o que fazer?

Perdi minha moradia.

Tô molhado, tô com frio.

que tremenda arrelia!”

Pra chamar alguma ajuda

começou a cantoria.

 

“ Olha o sapo Cururu,

está na beira do rio.

Quando o sapo pula e canta

é porque ele tem frio.”

Cantava em alto som,

pois o tempo era bravio!

 

Quando Cururu achava

que tudo estava perdido,

Percebeu que, da estrada,

vinha um som conhecido.

Era sua noiva Gia

Que tinha aparecido!

 

“Cururu, o que é que houve?

Dei um pulo lá no Centro!

Fui comprar uma rendinha

para o nosso casamento.

Não quero ficar viúva!

Sai da chuva! Sai do vento!

 

Gia abriu a sua bolsa.

Cururu estava alerta.

Gia pegou seu chaveiro.

Cururu logo se aperta.

Gia então girou a chave,

e a porta estava aberta.

 

O sapo deu vinte pulos,

numa grande acrobacia.

Ele estava são e salvo

Pela sua noiva Gia.

Pôde, enfim, entrar em casa

tremendo de alegria!

 

Cururu, mais que depressa,

foi tomar um banho quente.

Colocou o seu pijama

e fez cara de contente!

Mas, pensando em toda trama,

decidiu ser mais prudente.

 

“ A partir deste instante,

deixo de ser asseado.

A mania de limpeza

me deixou todo alagado!

Não me limpo mais por nada!

Está dito e assinado!

 

Cururu agora vive

sem tomar mais nenhum banho.

Quando tira o sapato

o fedume é tamanho!

É tanta sujeira nele

que eu já nem acompanho.

 

É por isso que o sapo

não lava mais o seu pé.

Se reclamam, ele diz

que não lava pois não quer!

E o povo sempre canta:

“Cururu! Mas que chulé!


 


Construindo os sentidos do texto:

 

1-Pinte no texto as respostas das perguntas abaixo:

a)O sapo da história se chama?

B)Onde ele mora?

c) Como é a sua casa?

d)O que ele mais gosta de fazer?

e)O que deixa o sapo estressado?

f)Quantos banhos ele toma por dia?

 

2)Quais os cuidados de higiene que o sapo tinha, que foram mencionados no texto? Marque corretamente:

(  ) lavava o pé primeiro  (  ) lavava as orelhas (   ) escovava os dentes

 

(  )Lavava entre os dedos (  )Lavava embaixo da unha (   )Passava álcool em gel

 

3-Escreva as respostas as perguntas abaixo:

a)O texto diz que o sapo é distraído. O que aconteceu por conta disso que o deixou com calafrios?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Para ele, como foi ficar do lado de fora da sua casa?

___________________________________________________________________

c) O que ele fez para pedir ajuda? E quem apareceu para ajudá-lo?

_______________________________________________________________________

4-Leia a estrofe abaixo e responda os questionamentos que segue:

 

Dei um pulo lá no Centro

Fui comprar uma rendinha para o nosso casamento.

Não quero ficar viúva

Sai da chuva! Sai do vento!

 

a)A expressão “lá no Centro” indica que a noiva do sapo foi onde?

___________________________________________________________

b)O que ela quis dizer quando mandou o sapo sair da chuva e do vento pois não queria ficar viúva?

___________________________________________________________

5-O sapo ficou muito feliz quando entrou em casa novamente. Qual a primeira coisa que ele fez?

__________________________________________________________

6-Depois de tudo o que passou do lado de fora o que o sapo decidiu? Por quê?

___________________________________________________________

7-O que o sapo diz quando reclamam do chulé dele?

___________________________________________________________

8- O que você achou da decisão do sapo?

___________________________________________________________

9-Já aconteceu de você também ficar sem poder entrar em casa e deixar de fazer alguma coisa? Como foi?

___________________________________________________________

10-Quais os problemas que podemos ter se não cuidarmos da nossa higiene pessoal?

___________________________________________________________

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 7

 

Continuando a reflexão sobre o texto “Você sabe por que é que o sapo não lava o pé?”

1-Na sua opinião para quem o texto “O sapo não lava o pé” é destinado?

           (   ) crianças     (   ) adultos      (   ) público em geral

 

2-Como você concluiu essa resposta? Alguma coisa no texto fez você pensar assim?

___________________________________________________________

3-Leia a estrofe abaixo.

 

Tu já deve ter ouvido

que sapo não lava o pé.

E também sabe que ele

não lava porque não quer.

Mas o início dessa história

você sabe como é?

 

4-Podemos dizer, a partir da leitura dessa estrofe, que o texto conversa com o leitor? Por que você pensa assim?

________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5-De acordo com o texto o que significa a palavra asseado?

           (   ) esperto     (   ) limpo     (   ) trabalhador  

 

6-Marque a palavra que pode substituir a palavra em destaque sem mudar o seu sentido:

Me deixou todo alagado!

(   ) largado   (   ) magoado  (    )molhado

 

7- a) A expressão “Sai da chuva! e Sai do vento! indicam que a noiva do sapo queria lhe dar um ou uma:

              (  ) pedido  (   ) ordem   ( )conselho

b)Qual sinal de pontuação aparece ao final da frase?

        (    ) exclamação (   ) interrogação   (   ) Ponto final

 

c)O que isso nos ensina sobre esse sinal de pontuação?

___________________________________________________________

8-Pesquise o significado das palavras e escreva abaixo:

Anfíbio ______________________________________________________

Mumunha______________________________________________

Jururu_________________________________________________

Arrelia ________________________________________________

 

9 - Leia as palavras abaixo e em seguida escreva no quadro abaixo, observando o número de sílabas:

Sapo – pé – maracatu –limpeza

 

1-   Sílaba Monossílaba

2 sílabas Dissílabas

3 sílabas Trissílabas

4 sílabas

Polissílabas

 

 

 

 

 

10 - Leia as palavras abaixo em voz alta:

Chuveiro

 

Chave

 

Chuva

 

Chulé

 

Xícara

xarope

xadrez

xixi

 

 

 

 

 

 

 

a)Você notou algo parecido nas palavras? O quê?

_______________________________________________________


11- Leia as estrofes do cordel “ Filó e a transformação da abóbora em melão” abaixo e em seguida observe as palavras grafadas com X:


 Viveu grande aventura

um exemplo  de bravura

O seu nome era Filó.



O Rei Juca saiu rindo.

Era mesmo muito insensível.

Filó quis até xingar,

mas o rei era temível.


Bem depressa levantou

e do Rei se aproximou.

Ele estava distraído.


a) As palavras apresentadas acima têm a letra X. O som da letra X é igual em todas as palavras?

                    (   ) Sim             (  )  Não

 

b)A letra x pode representar diferentes sons. Veja:

Som de s: exemplo: explicar

Som de ks. Exemplo: tóxico

Som de z. exemplo: exemplar

Som de ch. Exemplo: enxaguar

 

c) Agora leia as palavras e ligue ao som do X

Roxo                   som de z

Maxilar               som de ch

Exótico               som de s

Sexto                 som de ks

 

12- Agora separe as palavras abaixo em 3 grupos observando o som do S.

 

Sapo   - sinal – versos- asseado- preso- confusão – escolas - banhos

desafio - bolsa – casamento –depressa- flores-  assinado – sete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a)O que você observou no som do S nas palavras? Marque corretamente:

 

(   ) o s muda o som

(   ) o som do S é igual

(   ) o S tem som de Z quando está entre duas vogais

(   ) S tem som de s quando inicia a palavra

(   )  o SS tem som de s

(   ) o S depois de uma consoante tem som de s

(   ) O S no final de algumas palavras indica mais de um elemento. 

Sucesso!! Abraços da tia!   Liliane Fróis


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:4º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 8

 

Refletindo sobre as características do texto em Cordel

 

1-Leia a estrofe abaixo e destaque as palavras que rimam:

 

Gia abriu a sua bolsa

Cururu estava alerta

Gia pegou seu chaveiro

Cururu logo se aperta

Gia então girou a chave

e a porta estava aberta.

 

2- O que você observou nas palavras para identificar as rimas?

_________________________________________________________

b) Qual a posição que as rimas ocupam nessa estrofe?

________________________________________________________

3- Leia de forma bem expressiva a estrofe abaixo e em seguida marque a opção correta:

(   ) as rimas contribuem para o ritmo do poema.

(    )  as rimas são importantes para o ritmo do som.

 

4-O que você observou na forma como o texto é organizado no papel? Comente.

________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5-Como já vimos, o texto que lemos é um cordel. Leia o texto abaixo que fala sobre o que é um cordel.

 

Mas o que é um cordel?

 

Talvez você, que está com este livro nas mãos, nunca tenha ouvido falar em cordel. Ou até já ouviu falar, mas não sabe bem o que é. Então resolvi explicar um pouquinho.

O cordel é um jeito de escrever poesia, em estrofes, numa forma bem ritmada e sonora. Uma estrofe pode ser escrita de diversas maneiras, mas as mais comuns (pelo menos aqui neste livro), são as que tem seis ou sete linhas. Se tiver seis linhas, chamamos de sextilha. Se tiver sete linhas, chamamos de setilha. Fácil, não é?

Na estrofe a gente brinca com as rimas, que são palavras como sonoridade parecidas. Na estrofe de seis linhas (sextilha), a segunda linha, a quarta linha e a sexta linha terminam com palavras rimadas. Podem ser rimas que terminam em “ÃO” (coração, pão, canção); pode terminar em “ENTO” (momento, atento, vento), ou outras rimas que você gostar!

A literatura de cordel é uma literatura de origem oral, ou seja: era recitada, falada pelas pessoas em praça pública, em feiras. E essa poesia nasceu assim para ser falada e cantada. O registro dessas poesias populares veio depois.

Aliás, com a escrita, veio o nome Cordel. Esse nome tem origem curiosa. É que essas poesias eram vendidas em forma de pequenos livretos, que eram pendurados em cordões, para que as pessoas pudessem ver e comprar! E o cordão virou cordel!

 Cristiano Gouveia

 Texto extraído do livro Sete cordéis para sete cantigas


6- Agora destaque no texto o que é um cordel e o que é uma rima.

 

7- Leia  as estrofes abaixo da  história  “ A peleja do Cravo com a Rosa e  em seguida analise as palavras destacadas:

“Ela é bem mais perfumada!”

Foi bem grande a falação.

Disse o Cravo: “Que absurdo!”

E fez logo a confusão.

Marcou encontro com a Rosa

Pra tirar satisfação.


Esses dois se encontraram

bem na hora combinada,

no jardim, ao meio-dia,

debaixo de uma sacada,

que agora parecia

uma arena de tourada.


Mas essa briga se deu

em formato de peleja.

Com um canto improvisado

Cada flor ali verseja.

No debate, a nobre dupla

versa, canta e esbraveja.


8- Observe as palavras destacadas nas estrofes acima e em seguida reescreva-as no quadro de acordo com suas funções:

Nomear as personagens da história

 

Indicar ações realizadas pelas personagens

Apresentar as caraterísticas das personagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9- Agora reescreva as palavras também no quadro abaixo, dessa vez, obedecendo a sua classificação.

Substantivos  são as palavras que dão nomes aos seres: objetos, pessoas, lugares, etc

Verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.

 

Adjetivos são palavras que expressam uma qualidade ou característica dos seres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10- Na frase "Ela é bem mais perfumada". A palavra “Ela” se refere a qual outra palavra do texto?

__________________________________________________________

a)Para você por que foi feita essa substituição?

___________________________________________________________

b)As palavras usadas para substituir um nome são chamadas de:

(   ) substantivo (    ) pronome   (     ) verbo   (   ) adjetivo

Preste atenção!! Um abraço!!  Pró Liliane Fróis

 


 Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:4º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 9

Agora que já conhecemos e lemos a maior parte do livro “Sete cordéis para sete cantigas”, que tal gravar um vídeo contando o que você achou do livro e recitando um pouco de umas das histórias? O vídeo poderá ser enviado para uma pessoa que você acha que vai gostar de conhecer o livro também. Se não for possível gravar o vídeo você poderá fazer uma cartinha falando sobre o livro. Vou gostar muito de ver o seu trabalho.

 

Um abraço!!

Professora Liliane Fróis

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sequência didática com o livro Felpo Filva - 5º ano - Atividades de 1 a 5

  Escola: Grupo Escolar Presidente Médici Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liliane Fróis Aluno: _____________________________...