Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º Data:____/_____/______
Atividade
Remota 4
1-Mostre que você é bom em caça palavras e encontre 10 nomes:2
nomes de animais, 2 nomes de flores, 4 nomes de frutas, 1 nome de pessoa e 1
nome de uma parte do corpo.
O |
I |
R |
T |
C |
K |
J |
B |
D |
X |
S |
A |
Z |
P |
X |
J |
H |
M |
G |
P |
W |
R |
P |
É |
T |
M |
E |
L |
à |
O |
M |
A |
H |
F |
Y |
H |
B |
N |
F |
H |
A |
N |
X |
G |
P |
G |
S |
X |
W |
J |
R |
H |
A |
D |
T |
F |
Z |
T |
X |
U |
A |
A |
B |
M |
E |
K |
T |
D |
Q |
Q |
C |
V |
Ó |
V |
R |
M |
N |
R |
B |
U |
U |
Z |
B |
N |
S |
A |
P |
O |
N |
I |
J |
Ç |
O |
Y |
H |
S |
B |
S |
J |
N |
Á |
C |
R |
A |
V |
O |
Q |
H |
R |
H |
X |
L |
A |
K |
L |
K |
M |
G |
O |
A |
K |
F |
T |
P |
G |
F |
P |
V |
S |
Z |
J |
M |
E |
L |
à |
N |
C |
I |
A |
Q |
P |
J |
K |
R |
D |
V |
T |
D |
X |
F |
S |
U |
S |
W |
X |
T |
V |
R |
J |
K |
2-Escreva abaixo as palavras que você encontrou:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Descubra de quais músicas essas palavras fazem parte?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Cante as músicas e depois escolha uma para escrever
abaixo:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 5
1-Olha o livro que vamos ler e que vai nos acompanhar nos
nossos trabalhos a frente!!!
2-O que você observa na capa do livro?
________________________________________________________________
3-Quem é o autor?
________________________________________________________________
4-Qual o título do livro?
________________________________________________________________
5- Do que você acha que ele vai falar?
________________________________________________________________
6- Você sabe o que são cordéis?
________________________________________________________________
7- Agora leia um texto sobre o autor
Fonte: <https://www.cristianogouveia.com.br/quemsou>
Sobre Cristiano Gouveia
Músico, escritor e contador de
histórias. Cresceu ouvindo no rádio as canções de Luiz Gonzaga e Jackson do
Pandeiro. Escreve poesias desde a adolescência, quando escrever era um jeito de
se expressar pro mundo. Mas naquela época nunca mostrou seus escritos pra muita
gente. Cresceu e descobriu que escrever pode ser uma grande brincadeira. Desde
então já escreveu muitas histórias, algumas já publicadas, outras ainda “na
gaveta” (que é um jeito da gente dizer que a história ainda não foi lida por
muita gente, por ainda estar precisando de alguns ajustes). Lê histórias e
canta cantigas pro seu filho mais velho, e celebra a chegada da sua filha mais
nova que, no momento da escrita deste livro, tinha acabado de sair da barriga
da mamãe.
8- O que você mais gostou de saber sobre o autor?
________________________________________________________________
Capriche na atividade!Um abraço!! Tia Liliane Fróis
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_______________________Ano/Série: 4º Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 6
1-Agora que você já conhece o
livro “Sete cordéis para sete cantigas” de Cristiano Gouveia vamos ler um dos
textos em cordel que ele nos presenteia. O texto que vamos ler tem como título
“ Você sabe por que o sapo não lava o pé?” No texto o autor conta uma história
e nos explica tudinho.
Você
sabe por que é que o sapo não lava o pé?
Tu já deve ter ouvido
que sapo não lava o pé.
E também sabe que ele
não lava porque não quer.
Mas o início dessa história
você sabe como é?
Era uma vez um sapo.
O seu nome? Cururu!
Morava na beira-rio
numa casa de bambu.
Ele adorava cantar
versos de maracatu.
Além disso, o nobre anfíbio
era muito asseado
Mas seu jeito de limpeza
era muito exagerado!
Qualquer sinal de sujeira
o deixava
estressado.
Cururu sempre tomava
sete banhos todo dia,
fora as vezes que lavava
suas mãos dentro da pia.
E os pés? Eu nem te conto!
Já me perdi na quantia!
Quando chegava em casa,
antes de ir pro chuveiro,
ele ia para o rio
lavar o seu pé primeiro.
Pois entrar com o pé sujo
deixa o sapo bem cabreiro!
Ele lava entre os dedos,
lava embaixo da unha,
até passa álcool gel
e esfrega sem mumunha.
Demorava duas horas.
Sério! Eu sou testemunha.
Mas o sapo, distraído,
se perdeu no desafio.
Pois a chave da sua casa
caiu no fundo do rio.
Não podia mais entrar!
Sentiu logo um calafrio
.A porta trancada.
Veja só a confusão!
Preso do lado de fora.
Pior não ficava, não!
Mas não é que piorou
com o ronco de um trovão?
O céu, que estava azul,
de repente escureceu.
Com um vento bem gelado,
ele logo estremeceu.
Não havia guarda-chuva,
ele nem se protegeu.
Essa chuva veio forte!
Pobre sapo Cururu...
Logo o frio chegou intenso,
o deixando jururu.
Ficou trancado pra fora
da sua casa de bambu.
“ E agora, o que fazer?
Perdi minha moradia.
Tô molhado, tô com frio.
que tremenda arrelia!”
Pra chamar alguma ajuda
começou a cantoria.
“ Olha o sapo Cururu,
está na beira do rio.
Quando o sapo pula e canta
é porque ele tem frio.”
Cantava em alto som,
pois o tempo era bravio!
Quando Cururu achava
que tudo estava perdido,
Percebeu que, da estrada,
vinha um som conhecido.
Era sua noiva Gia
Que tinha aparecido!
“Cururu, o que é que houve?
Dei um pulo lá no Centro!
Fui comprar uma rendinha
para o nosso casamento.
Não quero ficar viúva!
Sai da chuva! Sai do vento!
Gia abriu a sua bolsa.
Cururu estava alerta.
Gia pegou seu chaveiro.
Cururu logo se aperta.
Gia então girou a chave,
e a porta estava aberta.
O sapo deu vinte pulos,
numa grande acrobacia.
Ele estava são e salvo
Pela sua noiva Gia.
Pôde, enfim, entrar em casa
tremendo de alegria!
Cururu, mais que depressa,
foi tomar um banho quente.
Colocou o seu pijama
e fez cara de contente!
Mas, pensando em toda trama,
decidiu ser mais prudente.
“ A partir deste instante,
deixo de ser asseado.
A mania de limpeza
me deixou todo alagado!
Não me limpo mais por nada!
Está dito e assinado!
Cururu agora vive
sem tomar mais nenhum banho.
Quando tira o sapato
o fedume é tamanho!
É tanta sujeira nele
que eu já nem acompanho.
É por isso que o sapo
não lava mais o seu pé.
Se reclamam, ele diz
que não lava pois não quer!
E o povo sempre canta:
“Cururu! Mas que chulé!
Construindo os sentidos do
texto:
1-Pinte no texto as respostas
das perguntas abaixo:
a)O sapo da história se chama?
B)Onde ele mora?
c) Como é a sua casa?
d)O que ele mais gosta de
fazer?
e)O que deixa o sapo
estressado?
f)Quantos banhos ele toma por
dia?
2)Quais os cuidados de higiene que o sapo tinha, que foram mencionados no texto? Marque corretamente:
( ) lavava o pé primeiro ( )
lavava as orelhas ( ) escovava os
dentes
( )Lavava entre os dedos ( )Lavava embaixo da unha ( )Passava álcool em gel
3-Escreva as respostas as
perguntas abaixo:
a)O texto diz que o sapo é
distraído. O que aconteceu por conta disso que o deixou com calafrios?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Para ele, como foi ficar do
lado de fora da sua casa?
___________________________________________________________________
c) O que ele fez para pedir
ajuda? E quem apareceu para ajudá-lo?
_______________________________________________________________________
4-Leia a estrofe abaixo e
responda os questionamentos que segue:
Dei um
pulo lá no Centro
Fui
comprar uma rendinha para o nosso casamento.
Não
quero ficar viúva
Sai da
chuva! Sai do vento!
a)A expressão “lá no Centro” indica que a noiva do
sapo foi onde?
___________________________________________________________
b)O que ela quis dizer quando
mandou o sapo sair da chuva e do vento pois não queria ficar viúva?
___________________________________________________________
5-O sapo ficou muito feliz
quando entrou em casa novamente. Qual a primeira coisa que ele fez?
__________________________________________________________
6-Depois de tudo o que passou
do lado de fora o que o sapo decidiu? Por quê?
___________________________________________________________
7-O que o sapo diz quando
reclamam do chulé dele?
___________________________________________________________
8- O que você achou da decisão
do sapo?
___________________________________________________________
9-Já aconteceu de você também
ficar sem poder entrar em casa e deixar de fazer alguma coisa? Como foi?
___________________________________________________________
10-Quais os problemas que
podemos ter se não cuidarmos da nossa higiene pessoal?
___________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar
Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno
(a):_______________________Ano/Série: 4º
Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 7
Continuando a reflexão sobre o texto “Você
sabe por que é que o sapo não lava o pé?”
1-Na
sua opinião para quem o texto “O sapo não lava o pé” é destinado?
(
) crianças ( ) adultos
( ) público em geral
2-Como
você concluiu essa resposta? Alguma coisa no texto fez você pensar assim?
___________________________________________________________
3-Leia
a estrofe abaixo.
Tu já
deve ter ouvido
que
sapo não lava o pé.
E
também sabe que ele
não
lava porque não quer.
Mas o
início dessa história
você
sabe como é?
4-Podemos
dizer, a partir da leitura dessa estrofe, que o texto conversa com o leitor?
Por que você pensa assim?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-De acordo
com o texto o que significa a palavra asseado?
(
) esperto ( ) limpo
( )
trabalhador
6-Marque
a palavra que pode substituir a palavra em destaque sem mudar o seu sentido:
Me
deixou todo alagado!
( ) largado
( ) magoado (
)molhado
7- a) A
expressão “Sai da chuva! e Sai do vento! indicam que a noiva do sapo queria lhe
dar um ou uma:
(
) pedido ( ) ordem
( )conselho
b)Qual
sinal de pontuação aparece ao final da frase?
(
) exclamação ( )
interrogação ( ) Ponto final
c)O
que isso nos ensina sobre esse sinal de pontuação?
___________________________________________________________
8-Pesquise
o significado das palavras e escreva abaixo:
Anfíbio
______________________________________________________
Mumunha______________________________________________
Jururu_________________________________________________
Arrelia
________________________________________________
9 - Leia
as palavras abaixo e em seguida escreva no quadro abaixo, observando o número
de sílabas:
Sapo
– pé – maracatu –limpeza
1- Sílaba
Monossílaba |
2 sílabas Dissílabas |
3 sílabas Trissílabas |
4 sílabas Polissílabas |
|
|
|
|
10 - Leia as palavras abaixo
em voz alta:
Chuveiro Chave Chuva Chulé |
Xícara xarope xadrez xixi |
a)Você
notou algo parecido nas palavras? O quê?
_______________________________________________________
11- Leia as estrofes do cordel “ Filó e a
transformação da abóbora em melão” abaixo e em seguida observe as palavras
grafadas com X:
um exemplo
de bravura
O Rei Juca saiu rindo.
Era mesmo muito insensível.
Filó quis até xingar,
mas o rei era temível.
Bem depressa levantou
e do Rei se aproximou.
Ele estava distraído.
a) As
palavras apresentadas acima têm a letra X. O som da letra X é igual em todas as
palavras?
( ) Sim (
) Não
b)A
letra x pode representar diferentes sons. Veja:
Som de
s: exemplo: explicar
Som de
ks. Exemplo: tóxico
Som de
z. exemplo: exemplar
Som de
ch. Exemplo: enxaguar
c)
Agora leia as palavras e ligue ao som do X
Roxo som de z
Maxilar som de ch
Exótico som de s
Sexto som de ks
12-
Agora separe as palavras abaixo em 3 grupos observando o som do S.
Sapo - sinal – versos- asseado- preso- confusão –
escolas - banhos
desafio
- bolsa – casamento –depressa- flores-
assinado – sete
|
|
|
a)O que
você observou no som do S nas palavras? Marque corretamente:
( ) o s muda o som
( ) o som do S é igual
( ) o S tem som de Z quando está entre duas
vogais
( ) S tem som de s quando inicia a palavra
( ) o
SS tem som de s
( ) o S depois de uma consoante tem som de s
( ) O S no final de algumas palavras indica mais de um elemento.
Sucesso!!
Abraços da tia! Liliane Fróis
Escola:
Grupo Escolar Presidente Médici
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:4º Data:____/_____/_______
Atividade Remota 8
Refletindo sobre as características do
texto em Cordel
1-Leia
a estrofe abaixo e destaque as palavras que rimam:
Gia
abriu a sua bolsa
Cururu
estava alerta
Gia
pegou seu chaveiro
Cururu
logo se aperta
Gia
então girou a chave
e a
porta estava aberta.
2- O que você observou nas palavras para
identificar as rimas?
_________________________________________________________
b) Qual a posição que as rimas ocupam
nessa estrofe?
________________________________________________________
3- Leia de forma bem expressiva a estrofe abaixo e em seguida marque a opção correta:
(
) as rimas contribuem para o ritmo do poema.
(
) as rimas são importantes para o
ritmo do som.
4-O que você observou na forma como o
texto é organizado no papel? Comente.
________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Como já vimos, o texto que lemos é um
cordel. Leia o texto abaixo que fala sobre o que é um cordel.
Mas o
que é um cordel?
Talvez
você, que está com este livro nas mãos, nunca tenha ouvido falar em cordel. Ou
até já ouviu falar, mas não sabe bem o que é. Então resolvi explicar um
pouquinho.
O
cordel é um jeito de escrever poesia, em estrofes, numa forma bem ritmada e
sonora. Uma estrofe pode ser escrita de diversas maneiras, mas as mais comuns (pelo
menos aqui neste livro), são as que tem seis ou sete linhas. Se tiver seis
linhas, chamamos de sextilha. Se tiver sete linhas, chamamos de setilha. Fácil,
não é?
Na
estrofe a gente brinca com as rimas, que são palavras como sonoridade
parecidas. Na estrofe de seis linhas (sextilha), a segunda linha, a quarta
linha e a sexta linha terminam com palavras rimadas. Podem ser rimas que terminam
em “ÃO” (coração, pão, canção); pode terminar em “ENTO” (momento, atento,
vento), ou outras rimas que você gostar!
A
literatura de cordel é uma literatura de origem oral, ou seja: era recitada,
falada pelas pessoas em praça pública, em feiras. E essa poesia nasceu assim
para ser falada e cantada. O registro dessas poesias populares veio depois.
Aliás,
com a escrita, veio o nome Cordel. Esse nome tem origem curiosa. É que essas
poesias eram vendidas em forma de pequenos livretos, que eram pendurados em
cordões, para que as pessoas pudessem ver e comprar! E o cordão virou cordel!
6-
Agora destaque no texto o que é um cordel e o que é uma rima.
7- Leia as estrofes abaixo da história
“ A peleja do Cravo com a Rosa e
em seguida analise as palavras destacadas:
“Ela é bem mais perfumada!”
Foi bem grande a falação.
Disse o Cravo:
“Que absurdo!”
E fez logo a confusão.
Marcou encontro com a Rosa
Pra tirar satisfação.
Esses dois se encontraram
bem na hora combinada,
no jardim,
ao meio-dia,
debaixo de uma sacada,
que agora parecia
uma arena
de tourada.
Mas essa briga se deu
em formato de peleja.
Com um canto improvisado
Cada flor
ali verseja.
No debate, a nobre dupla
versa, canta e esbraveja.
8-
Observe as palavras destacadas nas estrofes acima e em seguida reescreva-as no
quadro de acordo com suas funções:
Nomear
as personagens da história |
Indicar
ações realizadas pelas personagens |
Apresentar
as caraterísticas das personagens |
|
|
|
9-
Agora reescreva as palavras também no quadro abaixo, dessa vez, obedecendo a
sua classificação.
Substantivos
são as palavras que dão nomes aos
seres: objetos, pessoas, lugares, etc |
Verbos
são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. |
Adjetivos
são palavras que expressam uma qualidade ou característica dos seres. |
|
|
|
10- Na frase "Ela é bem mais perfumada". A palavra “Ela” se refere a qual
outra palavra do texto?
__________________________________________________________
a)Para você por que foi feita
essa substituição?
___________________________________________________________
b)As palavras usadas para substituir
um nome são chamadas de:
( ) substantivo ( ) pronome
( ) verbo ( )
adjetivo
Preste atenção!! Um abraço!! Pró Liliane Fróis
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:4º Data:____/_____/_______
Atividade Remota 9
Agora
que já conhecemos e lemos a maior parte do livro “Sete cordéis para sete
cantigas”, que tal gravar um vídeo contando o que você achou do livro e
recitando um pouco de umas das histórias? O vídeo poderá ser enviado para uma
pessoa que você acha que vai gostar de conhecer o livro também. Se não for
possível gravar o vídeo você poderá fazer uma cartinha falando sobre o livro.
Vou gostar muito de ver o seu trabalho.
Um
abraço!!
Professora
Liliane Fróis
Sem comentários:
Enviar um comentário