Página inicial

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Sequência didática de leitura com o livro Sete cordéis para sete cantigas - 5º ano

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 1

 

1-           Leia as músicas abaixo e tente cantá-las com seus familiares:

Sapo Cururu

Na beira do rio
Quando o sapo canta, ô maninha, é porque tem frio
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ô maninha, para o casamento

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!

Dona Aranha

A Dona Aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.

O Cravo brigou com a Rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa, despedaçada

O cravo ficou doente
E a rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar.

 

De abóbora faz melão

De melão faz melancia
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria

Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa de Seu Juquinha
Ele pula, ele dança
Ele faz requebradinha.

2-Você já conhecia essas músicas?

_________________________________________________________

3-Agora pense e responda:

a)Por que você acha que o Cravo brigou com a Rosa? Dê sua opinião.

______________________________________________________________

_______________________________________________________

b) Por que você acha que a Dona Aranha continua teimando e subindo pela parede? Dê sua opinião.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)Você sabe por que é que o sapo não lava o pé? Apresente um motivo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Como é possível de abóbora fazer melão, depois melancia, depois doce de maracujá? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

4-O que você achou da ideia de pensar sobre essas músicas?

___________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Escolha uma delas e faça um desenho abaixo:

 

Faça com capricho!! Abraços! Tia Liliane Fróis

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 2

 

1-Olha o livro que vamos ler e que vai nos acompanhar nos nossos trabalhos a frente!!!




2-O que você observa na capa do livro?

______________________________________________________________

______________________________________________________________

3-Quem é o autor?

______________________________________________________________

4-Qual o título do livro?

_____________________________________________________________

5- Do que você acha que ele vai falar?

_____________________________________________________________

6- Você sabe o que são cordéis?

______________________________________________________________

7- Agora leia um texto sobre o autor.

 



Sobre Cristiano Gouveia

 

Músico, escritor e contador de histórias. Cresceu ouvindo no rádio as canções de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Escreve poesias desde a adolescência, quando escrever era um jeito de se expressar pro mundo. Mas naquela época nunca mostrou seus escritos pra muita gente. Cresceu e descobriu que escrever pode ser uma grande brincadeira. Desde então já escreveu muitas histórias, algumas já publicadas, outras ainda “na gaveta” (que é um jeito da gente dizer que a história ainda não foi lida por muita gente, por ainda estar precisando de alguns ajustes). Lê histórias e canta cantigas pro seu filho mais velho, e celebra a chegada da sua filha mais nova que, no momento da escrita deste livro, tinha acabado de sair da barriga da mamãe.

8- O que você mais gostou de saber sobre o autor do livro que vamos ler?

______________________________________________________________

9- Para o autor, escrever é uma brincadeira, você concorda com o que ele diz? Comente

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Capriche na atividade. Um abraço!! Tia Liliane Fróis

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno (a):_______________________Ano/Série: 5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 3

 

1-Agora que você já conhece o livro “Sete cordéis para sete cantigas” de Cristiano Gouveia vamos ler um dos textos em cordel que ele nos presenteia. O texto que vamos ler tem como título “ Você sabe por que o sapo não lava o pé?” No texto o autor conta uma história e nos explica tudinho.

 

Você sabe por que é que o sapo não lava o pé?


Tu já deve ter ouvido

que sapo não lava o pé.

E também sabe que ele

não lava porque não quer.

Mas o início dessa história
você sabe como é?

 

Era uma vez um sapo.

O seu nome? Cururu!

Morava na beira-rio

numa casa de bambu.

Ele adorava cantar

versos de maracatu.

 

Além disso, o nobre anfíbio

era muito asseado

Mas seu jeito de limpeza

era muito exagerado!

Qualquer sinal de sujeira

 o deixava estressado.

 

Cururu sempre tomava

sete banhos todo dia,

fora as vezes que lavava

suas mãos dentro da pia.

E os pés? Eu nem te conto!

Já me perdi na quantia!

 

Quando chegava em casa,

antes de ir pro chuveiro,

ele ia para o rio

lavar o seu pé primeiro.

Pois entrar com o pé sujo

deixa o sapo bem cabreiro!

 

Ele lava entre os dedos,

lava embaixo da unha,

até passa álcool gel

e esfrega sem mumunha.

Demorava duas horas.

Sério! Eu sou testemunha.

 

Mas o sapo, distraído,

se perdeu no desafio.

Pois a chave da sua casa

caiu no fundo do rio.

Não podia mais entrar!

Sentiu logo um calafrio

 

.A porta trancada.

Veja só a confusão!

Preso do lado de fora.

Pior não ficava, não!

Mas não é que piorou

com o ronco de um trovão?

 

O céu, que estava azul,

de repente escureceu.

Com um vento bem gelado,

ele logo estremeceu.

Não havia guarda-chuva,

ele nem se protegeu.

 

Essa chuva veio forte!

Pobre sapo Cururu...

Logo o frio chegou intenso,

o deixando jururu.

Ficou trancado pra fora

da sua casa de bambu.

 

“ E agora, o que fazer?

Perdi minha moradia.

Tô molhado, tô com frio.

que tremenda arrelia!”

Pra chamar alguma ajuda

começou a cantoria.

 

“ Olha o sapo Cururu,

está na beira do rio.

Quando o sapo pula e canta

é porque ele tem frio.”

Cantava em alto som,

pois o tempo era bravio!

 

Quando Cururu achava

que tudo estava perdido,

Percebeu que, da estrada,

vinha um som conhecido.

Era sua noiva Gia

Que tinha aparecido!

 

“Cururu, o que é que houve?

Dei um pulo lá no Centro!

Fui comprar uma rendinha

para o nosso casamento.

Não quero ficar viúva!

Sai da chuva! Sai do vento!

 

Gia abriu a sua bolsa.

Cururu estava alerta.

Gia pegou seu chaveiro.

Cururu logo se aperta.

Gia então girou a chave,

e a porta estava aberta.

 

O sapo deu vinte pulos,

numa grande acrobacia.

Ele estava são e salvo

Pela sua noiva Gia.

Pôde, enfim, entrar em casa

tremendo de alegria!

 

Cururu, mais que depressa,

foi tomar um banho quente.

Colocou o seu pijama

e fez cara de contente!

Mas, pensando em toda trama,

decidiu ser mais prudente.

 

“ A partir deste instante,

deixo de ser asseado.

A mania de limpeza

me deixou todo alagado!

Não me limpo mais por nada!

Está dito e assinado!

 

Cururu agora vive

sem tomar mais nenhum banho.

Quando tira o sapato

o fedume é tamanho!

É tanta sujeira nele

que eu já nem acompanho.

 

É por isso que o sapo

não lava mais o seu pé.

Se reclamam, ele diz

que não lava pois não quer!

E o povo sempre canta:

“Cururu! Mas que chulé.

Construindo os sentidos do texto:

1- Descreva as características do personagem principal da história (seu nome, sua casa, o que gosta de fazer, o que ele não gosta...)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Quais os cuidados de higiene que o sapo tinha que foram mencionados no texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- O texto diz que o sapo é distraído. O que aconteceu por conta disso que o deixou com calafrios?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Quais os problemas que o sapo enfrentou ao ficar do de fora da sua casa?

__________________________________________________________________________

5- Como seu problema foi resolvido?

__________________________________________________________________________

6-Leia a estrofe abaixo e responda os questionamentos que segue:

 

Dei um pulo lá no Centro

Fui comprar uma rendinha para o nosso casamento.

Não quero ficar viúva

Sai da chuva! Sai do vento!

 

a)A expressão “lá no Centro” indica que a noiva do sapo foi aonde?

______________________________________________________

b)O que ela quis dizer quando mandou o sapo sair da chuva e do vento pois não queria ficar viúva?

______________________________________________________

7- Qual a primeira coisa que o sapo fez ao entrar em casa?

______________________________________________________

8-Depois de passar pelo sufoco de não poder entrar em casa o que o sapo decidiu? Por quê?

__________________________________________________________________________

9-O que o sapo diz quando reclamam do chulé dele?

__________________________________________________________________________

10-O que você achou da decisão do sapo?

_________________________________________________________________________

11-Já aconteceu de você também ficar sem poder entrar em casa e deixar de fazer algo?

____________________________________________________________________

12-Quais as consequências da falta de cuidados com o nosso corpo?

__________________________________________________________________________

Faça sua atividade com atenção e capricho!! Beijos!Tia Liliane Fróis


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 4

Refletindo sobre o sentido das palavras no texto

 

1-Na sua opinião para quem o texto “Você sabe por que é que o sapo não lava o pé?” é destinado?

(   ) crianças   (   ) adultos   (   ) público em geral


2-Como você concluiu essa resposta? Algum elemento no texto influenciou sua resposta? Explique:

__________________________________________________________________________

3--Leia a estrofe abaixo.

 

Tu já deve ter ouvido

que sapo não lava o pé.

E também sabe que ele

não lava porque não quer.

Mas o início dessa história

você sabe como é?

 

4-Podemos dizer, a partir da leitura dessa estrofe, que o texto conversa com o leitor? Por quê?

__________________________________________________________________________

 5-De acordo com o texto o que significa a palavra asseado? Se não descobrir a partir do texto pesquise seu significado e escreva abaixo:

_________________________________________________________

6-Marque a palavra que pode substituir a palavra em destaque sem mudar o seu sentido:

Me deixou todo alagado!

(   ) largado   (   ) magoado  (    )molhado

 

7-Pesquise o significado das palavras

Anfíbio __________________________________________

Mumunha  _______________________________________

Jururu  ___________________________________________

Arrelia  __________________________________________

 

8- Leia  as estrofes abaixo da  história  “ A peleja do Cravo com a Rosa e  em seguida analise as palavras destacadas:

“Ela é bem mais perfumada!”

Foi bem grande a falação.

Disse o Cravo: “Que absurdo!”

E fez logo a confusão.

Marcou encontro com a Rosa

Pra tirar satisfação.

 

Esses dois se encontraram

bem na hora combinada,

no jardim, ao meio-dia,

debaixo de uma sacada,

que agora parecia

uma arena de tourada.

 

Mas essa briga se deu

em formato de peleja.

Com um canto improvisado

Cada flor ali verseja.

No debate, a nobre dupla

versa, canta e esbraveja.

 

9- Observe as palavras destacadas nas estrofes acima e em seguida reescreva-as no quadro de acordo com suas funções:

Nomear as personagens da história

 

Indicar ações realizadas pelas personagens

Apresentar as características das personagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 10- Agora reescreva as palavras também no quadro abaixo, dessa vez, obedecendo a sua classificação.

Substantivos  são as palavras que dão nomes aos seres: objetos, pessoas, lugares, etc

Verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.

 

Adjetivos são palavras que expressam uma qualidade ou característica dos seres.

 

 

 

 

 

 

 

 

11- A palavra “Ela” se refere a qual outra palavra do texto?

_________________________________________________________

a)Para você por que foi feita essa substituição?

_________________________________________________________

 b)As palavras usadas para substituir um nome são chamadas de:

 (   ) substantivo (    ) pronome   (     ) verbo   (   ) adjetivo

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 5

Refletindo sobre a escrita das palavras:

 

1- Leia as palavras abaixo em voz alta:

Chuveiro 

Chave

Chuva 

Chulé

 

xícara

xarope

xadrez

xixi

 

 

 

 

 

 

a)Você notou algo parecido nas palavras? O quê?

_______________________________________________________

2- Leia as estrofes do cordel “ Filó e a transformação da abóbora em melão” abaixo e em seguida observe as palavras grafadas com X:

Viveu grande aventura

um exemplo  de bravura

O seu nome era Filó.

 

O Rei Juca saiu rindo.

Era mesmo muito insensível.

Filó quis até xingar,

mas o rei era temível.

 

Bem depressa levantou

e do Rei se aproximou.

  Ele estava distraído

a) As palavras apresentadas acima têm a letra X. O som da letra X é igual em todas as palavras?

                    (   ) Sim             (  )  Não

 

b)A letra x pode representar diferentes sons. Veja:

Som de s: exemplo: explicar

Som de ks. Exemplo: tóxico

Som de z. exemplo: exemplar

Som de ch. Exemplo: enxaguar

 

c) Agora leia as palavras e ligue ao som do X

Roxo                   som de z

Maxilar               som de ch

Exótico               som de s

Sexto                 som de ks

 

3- Agora separe as palavras abaixo em 3 grupos observando o som do S.

 

Sapo   - sinal – versos- asseado- preso- confusão – escolas - banhos

desafio - bolsa – casamento –depressa- flores-  assinado – sete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a)O que você observou no som do S nas palavras? Marque corretamente:

(   ) o s muda o som

(   ) o som do S é igual

(   ) o S tem som de Z quando está entre duas vogais

(   ) S tem som de s quando inicia a palavra

(   )  o SS tem som de s

(   ) o S depois de uma consoante tem som de s

(   ) O S no final de algumas palavras indica mais de um elemento.

 

4-Leia as palavras abaixo e em seguida reescreva-as observando o número de sílabas:

Sapo – pé –lava – maracatu –limpeza- sujeira- pia – 

mãos-casa- sujo- chave- porta- gelado- rio

Monossílabas:_______________________________________________________________

Dissílabas: ________________________________________________________________________

Trissílabas:_______________________________________________________________________

Polissílabas:____________________________________________________________________     


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 6

Refletindo sobre o uso dos sinais de pontuação nos textos:

 

1-A expressão “Sai da chuva! e Sai do vento! indicam que a noiva do sapo queria lhe dar um ou uma:

              (  ) pedido  (   ) ordem   ( )conselho

 

2-Qual sinal de pontuação aparece ao final da frase abaixo? O que isso nos ensina sobre o seu uso?

__________________________________________________________________________________________________________________

 

3-Leia a estrofe da música e do cordel abaixo:

 

Quem quiser aprender a dançar

vai na casa do Juquinha.

Ele pula, ele dança, ele faz requebradinha.

 

Numa página ela leu:

“ Pra acabar com sua agonia

Pegue a abóbora nas mãos.

Faça tudo com alegria!

Cante a ela uma cantiga,

trate feito sua amiga,

que ela se transformaria.”

 

a)Como se chamam os sinais de pontuação destacados?

______________________________________________________

b)Observe o uso da vírgula. Com que finalidade foi empregada:

(   )introduzir uma enumeração

(   )Separar itens de uma enumeração

(   )Apresentar uma explicação

 

c)Observe o emprego dos dois pontos e indique a função que eles desempenham no verso:

(  ) anunciar a enumeração de diversos itens

(   ) apresentar uma explicação

 

4-As vírgulas são usadas, entre outras funções, para enumerar diversos itens, auxiliando na organização do texto. Nas frases a seguir, alguns sinais de pontuação foram retirados. Pontue-as empregando dois pontos e vírgulas.

a)Ângela foi ao mercado para comprar várias coisas sabonete detergente amaciante desinfetante

b)Meu pai minha mãe eu e meus amamos ir a praia.

 

Sucesso!! Abraços da tia Liliane Fróis

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 7

 

        Refletindo sobre as características do texto em Cordel

 

1-Você sabe o que é uma rima?

_________________________________________________________

2-Como reconhecemos as rimas em um texto?

_________________________________________________________

3- Destaque as rimas presentes na estrofe abaixo:

Gia abriu a sua bolsa

Cururu estava alerta

Gia pegou seu chaveiro

Cururu logo se aperta

Gia então girou a chave

e a porta estava aberta.

 

4- Em quais posições as rimas foram organizadas nas estrofes?

_________________________________________________________

5- As rimas aparecem nos versos pares ou ímpares?

_________________________________________________________

6- Leia de forma bem expressiva a estrofe abaixo e em seguida responda a questão abaixo:

(   ) as rimas contribuem para o ritmo do poema?

(    )  as rimas são importantes para o ritmo do som?

 

7-Marque corretamente de acordo com o você observou no cordel “Você sabe por que é que o sapo não lava o pé?

(   ) o texto apresenta mais de uma estrofe

(   ) O texto possui estrofes com a mesma quantidade de versos.

(   ) apresenta apenas uma estrofe.

(   ) apresenta estrofes formadas por seis versos.

 

8- O texto que lemos é um cordel. Aponte algumas caraterísticas que você observou nesse tipo de texto.

__________________________________________________________________________________________________________________

9- Leia o texto abaixo que fala sobre o cordel

 

Mas o que é um cordel?

 

Talvez você, que está com este livro nas mãos, nunca tenha ouvido falar em cordel. Ou até já ouviu falar, mas não sabe bem o que é. Então resolvi explicar um pouquinho.

O cordel é um jeito de escrever poesia, em estrofes, numa forma bem ritmada e sonora. Uma estrofe pode ser escrita de diversas maneiras, mas as mais comuns (pelo menos aqui neste livro), são as que tem seis ou sete linhas. Se tiver seis linhas, chamamos de sextilha. Se tiver sete linhas, chamamos de sextilha. Fácil, não é?

Na estrofe a gente brinca com as rimas, que são palavras como sonoridade parecidas. Na estrofe de seis linhas (sextilha), a segunda linha, a quarta linha e a sexta linha terminam com palavras rimadas. Podem ser rimas que terminam em ÃO (coração, pão, canção); pode terminar em ENTO (momento, atento, vento), ou outras rimas que você gostar!

A literatura de cordel é uma literatura de origem oral, ou seja: era recitada, falada pelas pessoas em praça pública, em feiras. E essa poesia nasceu assim para ser falada e cantada. O registro dessas poesias populares veio depois.

Aliás, com a escrita, veio o nome Cordel. Esse nome tem origem curiosa. É que essas poesias eram vendidas em forma de pequenos livretos, que eram pendurados em cordões, para que as pessoas pudessem ver e comprar! E o cordão virou cordel!

                                                            Cristiano Gouveia

                           Texto extraído do livro Sete cordéis para sete cantigas.

10- Responda de acordo com o texto:

a)           O que é um cordel?

______________________________________________________

b)           O que é uma rima?

______________________________________________________

11- Leia a estrofe abaixo:

 

Esta história é uma cantiga

Muito antiga e preciosa.

Vou contar que é sobre o caso

de uma briga curiosa

entre um vermelho cravo

e a flor chamada Rosa.

 

Certo dia uma mentira,

Feito pavão, se apruma.

Todo o jardim comenta.

A fofoca se avoluma.

“O Cravo tem vinte folhas

A Rosa tem vinte e uma!

 

No cordel acima a história é contada por meio de um narrador, que é quem conta a história. Há dois tipos de narrador. O Narrador - observador _ que é aquele que conta a história sem participar dela. E o Narrador- personagem- é aquele que conta a história e, ao mesmo tempo , participa dela.

a)    Na estrofe acima retirada do cordel “ A peleja do Cravo com a Rosa”, podemos dizer que:

(  )  o narrador participa da história.

(  )  o narrador não participa da história.

 

b)Então, temos um narrador:

      (   ) Narrador – observador  (   ) Narrador- personagem

 

b)     Qual verso da estrofe pode ser usado para justificar sua resposta? Escreva abaixo:

______________________________________________________

Preste atenção!! Um abraço!! Pró Liliane Fróis

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis         Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a):_______________________Ano/Série:4º  Data:____/_____/_______

 

Atividade Remota 8

Agora que já conhecemos e lemos a maior parte do livro “Sete cordéis para sete cantigas”, que tal gravar um vídeo contando o que você achou do livro e recitando um pouco de umas das histórias? O vídeo poderá ser enviado para uma pessoa que você acha que vai gostar de conhecer o livro também. Se não for possível gravar o vídeo você poderá fazer uma cartinha falando sobre o livro. Vou gostar muito de ver o seu trabalho.

 

Um abraço!!

Professora Liliane Fróis

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sequência didática com o livro Felpo Filva - 5º ano - Atividades de 1 a 5

  Escola: Grupo Escolar Presidente Médici Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liliane Fróis Aluno: _____________________________...