Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_______________________Ano/Série: 5º Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 1
1-
Leia as músicas abaixo e tente cantá-las
com seus familiares:
Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta, ô maninha, é porque tem
frio
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ô maninha, para o casamento
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!
Dona Aranha
A Dona Aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.
O Cravo brigou com a Rosa
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa, despedaçada
O cravo ficou doente
E a rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar.
De abóbora faz melão
De melão faz melancia
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria
Quem quiser
aprender a dançar
Vai na casa de Seu Juquinha
Ele pula, ele dança
Ele faz requebradinha.
2-Você já conhecia essas músicas?
_________________________________________________________
3-Agora pense e responda:
a)Por que você acha que o Cravo brigou com a Rosa? Dê sua
opinião.
______________________________________________________________
_______________________________________________________
b) Por que você acha que a Dona Aranha continua teimando e
subindo pela parede? Dê sua opinião.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Você sabe por que é que o sapo não lava o pé? Apresente um motivo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Como é possível de abóbora fazer melão, depois melancia,
depois doce de maracujá? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
4-O que você achou da ideia de pensar sobre essas músicas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Escolha uma delas e faça um desenho abaixo:
Faça com capricho!!
Abraços! Tia Liliane Fróis
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_______________________Ano/Série: 5º Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 2
1-Olha o livro que vamos ler e que vai nos acompanhar nos
nossos trabalhos a frente!!!
2-O que você observa na capa do livro?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
3-Quem é o autor?
______________________________________________________________
4-Qual o título do livro?
_____________________________________________________________
5- Do que você acha que ele vai falar?
_____________________________________________________________
6- Você sabe o que são cordéis?
______________________________________________________________
7- Agora leia um texto sobre o autor.
Sobre
Cristiano Gouveia
Músico, escritor e contador de
histórias. Cresceu ouvindo no rádio as canções de Luiz Gonzaga e Jackson do
Pandeiro. Escreve poesias desde a adolescência, quando escrever era um jeito de
se expressar pro mundo. Mas naquela época nunca mostrou seus escritos pra muita
gente. Cresceu e descobriu que escrever pode ser uma grande brincadeira. Desde
então já escreveu muitas histórias, algumas já publicadas, outras ainda “na
gaveta” (que é um jeito da gente dizer que a história ainda não foi lida por
muita gente, por ainda estar precisando de alguns ajustes). Lê histórias e
canta cantigas pro seu filho mais velho, e celebra a chegada da sua filha mais
nova que, no momento da escrita deste livro, tinha acabado de sair da barriga
da mamãe.
8- O que você mais gostou de saber sobre o autor do livro
que vamos ler?
______________________________________________________________
9- Para o autor, escrever é uma brincadeira, você concorda
com o que ele diz? Comente
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Capriche
na atividade. Um abraço!! Tia Liliane Fróis
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_______________________Ano/Série: 5º Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 3
1-Agora
que você já conhece o livro “Sete cordéis para sete cantigas” de Cristiano
Gouveia vamos ler um dos textos em cordel que ele nos presenteia. O texto que
vamos ler tem como título “ Você sabe por que o sapo não lava o pé?” No texto o
autor conta uma história e nos explica tudinho.
Você
sabe por que é que o sapo não lava o pé?
Tu já deve ter ouvido
que sapo não lava o pé.
E também sabe que ele
não lava porque não quer.
Mas o início dessa história
você sabe como é?
Era uma vez um sapo.
O seu nome? Cururu!
Morava na beira-rio
numa casa de bambu.
Ele adorava cantar
versos de maracatu.
Além disso, o nobre anfíbio
era muito asseado
Mas seu jeito de limpeza
era muito exagerado!
Qualquer sinal de sujeira
o deixava
estressado.
Cururu sempre tomava
sete banhos todo dia,
fora as vezes que lavava
suas mãos dentro da pia.
E os pés? Eu nem te conto!
Já me perdi na quantia!
Quando chegava em casa,
antes de ir pro chuveiro,
ele ia para o rio
lavar o seu pé primeiro.
Pois entrar com o pé sujo
deixa o sapo bem cabreiro!
Ele lava entre os dedos,
lava embaixo da unha,
até passa álcool gel
e esfrega sem mumunha.
Demorava duas horas.
Sério! Eu sou testemunha.
Mas o sapo, distraído,
se perdeu no desafio.
Pois a chave da sua casa
caiu no fundo do rio.
Não podia mais entrar!
Sentiu logo um calafrio
.A porta trancada.
Veja só a confusão!
Preso do lado de fora.
Pior não ficava, não!
Mas não é que piorou
com o ronco de um trovão?
O céu, que estava azul,
de repente escureceu.
Com um vento bem gelado,
ele logo estremeceu.
Não havia guarda-chuva,
ele nem se protegeu.
Essa chuva veio forte!
Pobre sapo Cururu...
Logo o frio chegou intenso,
o deixando jururu.
Ficou trancado pra fora
da sua casa de bambu.
“ E agora, o que fazer?
Perdi minha moradia.
Tô molhado, tô com frio.
que tremenda arrelia!”
Pra chamar alguma ajuda
começou a cantoria.
“ Olha o sapo Cururu,
está na beira do rio.
Quando o sapo pula e canta
é porque ele tem frio.”
Cantava em alto som,
pois o tempo era bravio!
Quando Cururu achava
que tudo estava perdido,
Percebeu que, da estrada,
vinha um som conhecido.
Era sua noiva Gia
Que tinha aparecido!
“Cururu, o que é que houve?
Dei um pulo lá no Centro!
Fui comprar uma rendinha
para o nosso casamento.
Não quero ficar viúva!
Sai da chuva! Sai do vento!
Gia abriu a sua bolsa.
Cururu estava alerta.
Gia pegou seu chaveiro.
Cururu logo se aperta.
Gia então girou a chave,
e a porta estava aberta.
O sapo deu vinte pulos,
numa grande acrobacia.
Ele estava são e salvo
Pela sua noiva Gia.
Pôde, enfim, entrar em casa
tremendo de alegria!
Cururu, mais que depressa,
foi tomar um banho quente.
Colocou o seu pijama
e fez cara de contente!
Mas, pensando em toda trama,
decidiu ser mais prudente.
“ A partir deste instante,
deixo de ser asseado.
A mania de limpeza
me deixou todo alagado!
Não me limpo mais por nada!
Está dito e assinado!
Cururu agora vive
sem tomar mais nenhum banho.
Quando tira o sapato
o fedume é tamanho!
É tanta sujeira nele
que eu já nem acompanho.
É por isso que o sapo
não lava mais o seu pé.
Se reclamam, ele diz
que não lava pois não quer!
E o povo sempre canta:
“Cururu! Mas que chulé.
Construindo os sentidos do texto:
1- Descreva as características do personagem principal da
história (seu nome, sua casa, o que gosta de fazer, o que ele não gosta...)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Quais os cuidados de higiene que o sapo tinha que foram
mencionados no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- O texto diz que o sapo é distraído. O que aconteceu por
conta disso que o deixou com calafrios?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Quais os problemas que o sapo enfrentou ao ficar do de
fora da sua casa?
__________________________________________________________________________
5- Como seu problema foi resolvido?
__________________________________________________________________________
6-Leia a estrofe abaixo e responda os questionamentos que
segue:
Dei um pulo lá no Centro
Fui comprar uma rendinha para o nosso casamento.
Não quero ficar viúva
Sai da chuva! Sai do vento!
a)A expressão “lá no
Centro” indica que a noiva do sapo foi aonde?
______________________________________________________
b)O que ela quis dizer quando mandou o sapo sair da chuva e
do vento pois não queria ficar viúva?
______________________________________________________
7- Qual a primeira coisa que o sapo fez ao entrar em casa?
______________________________________________________
8-Depois de passar pelo sufoco de não poder entrar em casa
o que o sapo decidiu? Por quê?
__________________________________________________________________________
9-O que o sapo diz quando reclamam do chulé dele?
__________________________________________________________________________
10-O que você achou da decisão do sapo?
_________________________________________________________________________
11-Já aconteceu de você também ficar sem poder entrar em
casa e deixar de fazer algo?
____________________________________________________________________
12-Quais as consequências da falta de cuidados com o nosso
corpo?
__________________________________________________________________________
Faça sua atividade com atenção e capricho!! Beijos!Tia Liliane Fróis
Escola:
Grupo Escolar Presidente Médici
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º Data:____/_____/_______
Atividade Remota 4
Refletindo sobre o sentido das palavras no
texto
1-Na
sua opinião para quem o texto “Você sabe
por que é que o sapo não lava o pé?” é destinado?
( ) crianças
( ) adultos ( )
público em geral
2-Como
você concluiu essa resposta? Algum elemento no texto influenciou sua resposta?
Explique:
__________________________________________________________________________
3--Leia
a estrofe abaixo.
Tu já
deve ter ouvido
que
sapo não lava o pé.
E
também sabe que ele
não
lava porque não quer.
Mas o
início dessa história
você
sabe como é?
4-Podemos
dizer, a partir da leitura dessa estrofe, que o texto conversa com o leitor?
Por quê?
__________________________________________________________________________
_________________________________________________________
6-Marque
a palavra que pode substituir a palavra em destaque sem mudar o seu sentido:
Me
deixou todo alagado!
( ) largado
( ) magoado (
)molhado
7-Pesquise
o significado das palavras
Anfíbio
__________________________________________
Mumunha _______________________________________
Jururu ___________________________________________
Arrelia __________________________________________
8- Leia as estrofes abaixo da história
“ A peleja do Cravo com a Rosa e
em seguida analise as palavras destacadas:
“Ela é bem mais perfumada!”
Foi bem grande a falação.
Disse o Cravo:
“Que absurdo!”
E fez logo a confusão.
Marcou encontro com a Rosa
Pra tirar satisfação.
Esses dois se encontraram
bem na hora combinada,
no jardim, ao meio-dia,
debaixo de uma sacada,
que agora parecia
uma arena de tourada.
Mas essa briga se deu
em formato de peleja.
Com um canto improvisado
Cada flor
ali verseja.
No debate, a nobre dupla
versa, canta e esbraveja.
9-
Observe as palavras destacadas nas estrofes acima e em seguida reescreva-as no
quadro de acordo com suas funções:
Nomear
as personagens da história |
Indicar
ações realizadas pelas personagens |
Apresentar
as características das personagens |
|
|
|
10- Agora reescreva as palavras também no quadro abaixo, dessa vez, obedecendo a sua classificação.
Substantivos
são as palavras que dão nomes aos seres:
objetos, pessoas, lugares, etc |
Verbos
são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. |
Adjetivos
são palavras que expressam uma qualidade ou característica dos seres. |
|
|
|
11- A palavra “Ela” se refere a qual
outra palavra do texto?
_________________________________________________________
a)Para você por que foi feita
essa substituição?
_________________________________________________________
Escola:
Grupo Escolar Presidente Médici
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º Data:____/_____/_______
Atividade Remota 5
Refletindo sobre a escrita das palavras:
1- Leia as palavras abaixo em
voz alta:
Chuveiro Chave Chuva Chulé |
xícara xarope xadrez xixi |
a)Você
notou algo parecido nas palavras? O quê?
_______________________________________________________
2-
Leia as estrofes do cordel “ Filó e a transformação da abóbora em melão” abaixo
e em seguida observe as palavras grafadas com X:
Viveu grande aventura
um exemplo
de bravura
O seu nome era Filó.
O Rei Juca saiu rindo.
Era mesmo muito insensível.
Filó quis até xingar,
mas o rei era temível.
Bem depressa levantou
e do Rei se aproximou.
Ele estava distraído
a) As palavras
apresentadas acima têm a letra X. O som da letra X é igual em todas as
palavras?
( ) Sim (
) Não
b)A
letra x pode representar diferentes sons. Veja:
Som de
s: exemplo: explicar
Som de
ks. Exemplo: tóxico
Som de
z. exemplo: exemplar
Som de
ch. Exemplo: enxaguar
c)
Agora leia as palavras e ligue ao som do X
Roxo som de z
Maxilar som de ch
Exótico som de s
Sexto som de ks
3-
Agora separe as palavras abaixo em 3 grupos observando o som do S.
Sapo - sinal – versos- asseado- preso- confusão –
escolas - banhos
desafio
- bolsa – casamento –depressa- flores-
assinado – sete
|
|
|
a)O que
você observou no som do S nas palavras? Marque corretamente:
( ) o s muda o som
( ) o som do S é igual
( ) o S tem som de Z quando está entre duas
vogais
( ) S tem som de s quando inicia a palavra
( ) o
SS tem som de s
( ) o S depois de uma consoante tem som de s
( ) O S no final de algumas palavras indica
mais de um elemento.
4-Leia
as palavras abaixo e em seguida reescreva-as observando o número de sílabas:
Sapo – pé –lava – maracatu –limpeza- sujeira- pia –
mãos-casa- sujo- chave- porta- gelado- rio
Escola:
Grupo Escolar Presidente Médici
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º Data:____/_____/_______
Atividade Remota 6
Refletindo sobre o uso dos sinais de pontuação nos textos:
1-A
expressão “Sai da chuva! e Sai do vento! indicam que a noiva do sapo queria lhe
dar um ou uma:
( ) pedido ( )
ordem ( )conselho
2-Qual
sinal de pontuação aparece ao final da frase abaixo? O que isso nos ensina
sobre o seu uso?
__________________________________________________________________________________________________________________
3-Leia a estrofe da música e do cordel abaixo:
Quem quiser aprender a dançar
vai na casa do Juquinha.
Ele pula,
ele dança, ele faz
requebradinha.
Numa página ela leu:
“ Pra acabar com sua agonia
Pegue a abóbora nas mãos.
Faça tudo com alegria!
Cante a ela uma cantiga,
trate feito sua amiga,
que ela se transformaria.”
a)Como se chamam os sinais de pontuação destacados?
______________________________________________________
b)Observe
o uso da vírgula. Com que finalidade foi empregada:
( )introduzir uma enumeração
( )Separar itens de uma enumeração
( )Apresentar uma explicação
c)Observe
o emprego dos dois pontos e indique a função que eles desempenham no verso:
( ) anunciar a enumeração de diversos itens
( ) apresentar uma explicação
4-As
vírgulas são usadas, entre outras funções, para enumerar diversos itens,
auxiliando na organização do texto. Nas frases a seguir, alguns sinais de
pontuação foram retirados. Pontue-as empregando dois pontos e vírgulas.
a)Ângela
foi ao mercado para comprar várias coisas sabonete detergente amaciante
desinfetante
b)Meu
pai minha mãe eu e meus amamos ir a praia.
Sucesso!!
Abraços da tia Liliane Fróis
Escola:
Grupo Escolar Presidente Médici
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:5º Data:____/_____/_______
Atividade Remota 7
Refletindo sobre as características do texto em Cordel
1-Você
sabe o que é uma rima?
_________________________________________________________
2-Como
reconhecemos as rimas em um texto?
_________________________________________________________
3-
Destaque as rimas presentes na estrofe abaixo:
Gia
abriu a sua bolsa
Cururu
estava alerta
Gia
pegou seu chaveiro
Cururu
logo se aperta
Gia
então girou a chave
e a
porta estava aberta.
4- Em
quais posições as rimas foram organizadas nas estrofes?
_________________________________________________________
5- As
rimas aparecem nos versos pares ou ímpares?
_________________________________________________________
6-
Leia de forma bem expressiva a estrofe abaixo e em seguida responda a questão abaixo:
( ) as rimas contribuem para o ritmo do poema?
( ) as
rimas são importantes para o ritmo do som?
7-Marque
corretamente de acordo com o você observou no cordel “Você sabe por que é que o sapo não lava o pé?
( ) o
texto apresenta mais de uma estrofe
( ) O texto possui estrofes com a mesma
quantidade de versos.
( ) apresenta apenas uma estrofe.
( ) apresenta estrofes formadas por seis
versos.
8- O
texto que lemos é um cordel. Aponte algumas caraterísticas que você observou
nesse tipo de texto.
__________________________________________________________________________________________________________________
9-
Leia o texto abaixo que fala sobre o cordel
Mas o
que é um cordel?
Talvez
você, que está com este livro nas mãos, nunca tenha ouvido falar em cordel. Ou
até já ouviu falar, mas não sabe bem o que é. Então resolvi explicar um pouquinho.
O cordel
é um jeito de escrever poesia, em estrofes, numa forma bem ritmada e sonora.
Uma estrofe pode ser escrita de diversas maneiras, mas as mais comuns (pelo
menos aqui neste livro), são as que tem seis ou sete linhas. Se tiver seis
linhas, chamamos de sextilha. Se tiver sete linhas, chamamos de sextilha. Fácil,
não é?
Na estrofe
a gente brinca com as rimas, que são palavras como sonoridade parecidas. Na estrofe
de seis linhas (sextilha), a segunda linha, a quarta linha e a sexta linha
terminam com palavras rimadas. Podem ser rimas que terminam em ÃO (coração,
pão, canção); pode terminar em ENTO (momento, atento, vento), ou outras rimas
que você gostar!
A
literatura de cordel é uma literatura de origem oral, ou seja: era recitada, falada
pelas pessoas em praça pública, em feiras. E essa poesia nasceu assim para ser
falada e cantada. O registro dessas poesias populares veio depois.
Aliás, com a escrita, veio o nome Cordel. Esse nome tem origem curiosa. É que essas poesias eram vendidas em forma de pequenos livretos, que eram pendurados em cordões, para que as pessoas pudessem ver e comprar! E o cordão virou cordel!
Cristiano Gouveia
Texto extraído do livro Sete cordéis para sete cantigas.
10-
Responda de acordo com o texto:
a)
O que é um cordel?
______________________________________________________
b)
O que é uma rima?
______________________________________________________
11- Leia a estrofe abaixo:
Esta história é uma cantiga
Muito antiga e preciosa.
Vou contar que é sobre o caso
de uma briga curiosa
entre um vermelho cravo
e a flor chamada Rosa.
Certo dia uma mentira,
Feito pavão, se apruma.
Todo o jardim comenta.
A fofoca se avoluma.
“O Cravo tem vinte folhas
A Rosa tem vinte e uma!
No
cordel acima a história é contada por meio de um narrador, que é quem conta a
história. Há dois tipos de narrador. O Narrador - observador _ que é aquele que
conta a história sem participar dela. E o Narrador- personagem- é aquele que
conta a história e, ao mesmo tempo , participa dela.
a) Na estrofe acima retirada do cordel “ A peleja do Cravo
com a Rosa”, podemos dizer que:
( ) o
narrador participa da história.
( ) o
narrador não participa da história.
b)Então,
temos um narrador:
(
) Narrador – observador ( ) Narrador- personagem
b) Qual verso da estrofe pode ser usado para justificar
sua resposta? Escreva abaixo:
______________________________________________________
Preste
atenção!! Um abraço!! Pró Liliane Fróis
Escola:
Grupo Escolar Presidente Médici
Professora:
Liliane Fróis Disciplina: Língua
Portuguesa
Aluno(a):_______________________Ano/Série:4º Data:____/_____/_______
Atividade
Remota 8
Agora
que já conhecemos e lemos a maior parte do livro “Sete cordéis para sete
cantigas”, que tal gravar um vídeo contando o que você achou do livro e
recitando um pouco de umas das histórias? O vídeo poderá ser enviado para uma
pessoa que você acha que vai gostar de conhecer o livro também. Se não for
possível gravar o vídeo você poderá fazer uma cartinha falando sobre o livro.
Vou gostar muito de ver o seu trabalho.
Um abraço!!
Professora Liliane Fróis
Sem comentários:
Enviar um comentário