Página inicial

sábado, 18 de setembro de 2021

Sequência didática de produção textual escrita - gênero biografia

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: 5º       Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 1

 

Hora da Produção textual!!

O que vamos fazer?

Depois de lembrarmos o quanto nossos avós e bisavós são especiais para a nossa vida, cada um vai produzir um texto sobre elas. Vai ser maravilhoso conhecer um pouco mais sobre a história de vida delas e assim conhecer também a sua própria história. Não acham? Então vamos a pesquisa e em seguida a produção.

Primeiramente você deve pesquisar algumas informações abaixo sobre sua bisavó ou avó preenchendo os espaços abaixo:

 

Nome da avó ou bisavó:___________________________________________________

Data de Nascimento:_____________________________________________________

Local de Nascimento: ____________________________________________________

Onde mora (onde morou): ________________________________________________

O que mais gosta (ou gostava) de fazer: ______________________________________

Do que você se lembra dela: _______________________________________________

Registre outra informação que você considere importante:_________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 2

 

Depois de colher essas informações com seus familiares você deve produzir um texto biográfico sobre a estória de vida dela.

Preste atenção em como será o seu trabalho de produção:

Você irá produzir uma biografia da sua avó, contando a história de vida dela

Ao final dos trabalhos faremos uma homenagem a ela, publicando seu texto ( nas redes sociais, por exemplo)

Seu texto juntamente com os dos seus colegas formarão um livro que será lido por outras pessoas.

Vai ser bem legal!!

Bom trabalho!!!

Faça seu texto no espaço abaixo:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota - 3 - Conhecendo o Gênero Biografia

 

Toda pessoa tem uma história de vida. Conheça um pouco sobre a história de vida de um dos maiores escritores brasileiros.

Monteiro Lobato

 

José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882.

Aos 15 anos perdeu os pais e passou a viver com o avô, o visconde de Taubaté.

Formou-se advogado, mas o que gostava mesmo era de escrever livros. Por isso foi um dos primeiros escritores a escrever livros para crianças. Seus livros fizeram tanto sucesso que ele foi considerado o maior escritor de literatura infantil brasileira.

Em quase todos os seus livros para crianças aparecem os personagens do Sítio do Pica pau Amarelo: Dona Benta, Anastácia, Emília, Narizinho, Pedrinho e outros.

Um dos seus livros mais famosos é reinações de Narizinho, pois até hoje encanta crianças do mundo inteiro.

O dia 18 de abril foi escolhido como o dia do livro em homenagem ao autor que nasceu nessa data.

Em 04 de julho de 1948, Monteiro Lobato morreu em São Paulo, deixando uma vasta obra.

 

Após a leitura do texto, responda as questões abaixo:

1-      Marque a opção correta.

(    ) O texto fala sobre a vida do autor

(    ) O texto traz uma entrevista com o autor

(    ) O texto é um poema sobre o autor

2-      Escolha a opção correta:

O texto é:

(    ) Um conto   (      ) Uma entrevista     (     ) Uma biografia

2-Segundo o texto, onde e quando nasceu Monteiro Lobato?

___________________________________________________________________

3-O que aconteceu em sua vida quando ele tinha 15 anos?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Por que ele foi considerado o maior escritor de literatura infantil brasileira?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Quais foram alguns dos seus personagens mais famosos?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-O que comemoramos no dia 18 de abril? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-Quando Monteiro Lobato morreu?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-Como é o nome de um dos seus livros mais conhecidos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-Você já ouviu falar dele?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

10-Conhece alguns dos seus personagens?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 4

 

1-Complete o texto com as informações que estão no quadro abaixo: 

Ana Maria Machado

 

Nasceu no dia _______ de _________ em _____________ ___

__________ no Rio de Janeiro.

Nas férias de verão sempre ia para a praia de Manguinhos no Espírito Santo junto com os ____________, _________ e _____________.

Aprendeu a ______________ sozinha antes dos 5 anos de ___________.

Já foi professora, ________________, radialista, teve uma livraria e nunca parou de escrever.

Gosta muito de gente, principalmente de ____________________, por isso gosta de escrever livros para elas.

Um dos seus livros mais famosos é Menina bonita do laço de fita.

Possui 40 anos de carreira com mais de _______________livros escritos e publicados em mais de 18 países.


 Avós                         ler                       jornalista               dezembro

pais              24                 idade                            laço

primos           Santa Tereza            crianças              100

 

Responda de acordo com o texto:

1-Do que fala o texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Que informações sobre a vida da escritora o texto traz?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Para que serve esse texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-O que você aprendeu sobre o texto biográfico após observar esse texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Agora vá até seu caderno de Português e reserve uma folha e escreva o que você aprendeu sobre o texto biográfico.

Comece assim

Eu aprendi que ....

 

Depois de registrar guarde porque vamos voltar nela para as outras coisas que vamos aprender, tá certo?!!!


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 5 - A divisão do texto em parágrafos

 

Você já observou que a maioria dos textos são divididos em pedaços?

A isso chamamos de parágrafo.

Os parágrafos são uma regra da escrita.

Retome o texto sobre Monteiro Lobato e em seguida responda o que se pede abaixo:

 

Monteiro Lobato

 

José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882.

Aos 15 anos perdeu os pais e passou a viver com o avó, o visconde de Taubaté.

Formou-se advogado , mas o que gostava mesmo era de escrever livros. Por isso foi  um dos primeiros escritores a escrever livros para crianças. Seus livros fizeram tanto sucesso que ele foi considerado o maior escritor de literatura infantil brasileira.

Em quase todos os seus livros para crianças aparecem os personagens do Sítio do Pica pau Amarelo: Dona Benta, Anastácia, Emília, Narizinho, Pedrinho e outros.

Um dos seus livros mais famosos é reinações de Narizinho, pois até hoje encanta crianças do mundo inteiro.

O dia 18 de abril foi escolhido como o dia do livro em homenagem ao autor que nasceu nessa data.

Em 04 de julho de 1948, Monteiro Lobato morreu em São Paulo, deixando uma vasta obra.

1-      Quantos pedaços ou parágrafos o texto tem?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      O que você observou na hora de contar?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

3-      Responda o quadro escrevendo o que diz cada parágrafo do texto.

1º Parágrafo

 

 

 

 

Fala de

2º Parágrafo

 

 

 

 

Fala de

3º parágrafo

 

 

 

 

Fala de

4º parágrafo

 

 

 

 

Fala de

5º parágrafo

 

 

 

 

 

Fala de

6º parágrafo

 

 

 

 

 

Fala de

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 6 - A importância dos parágrafos para os textos

 

1-O texto abaixo foi alterado, ou seja, as informações não estão organizadas da forma correta. Leia-o e depois coloque em ordem os parágrafos, dando um número de 1 a 5 para cada um, de forma que o texto fique organizado com início, meio e fim. Assim o texto ficará novamente com sentido. 

Sylvia Orthof

 

(    ) Em 1981, teve o seu primeiro livro publicado “Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro”, que recebeu o selo altamente recomendável para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ( FNLIJ).

(    )No dia 24 de julho de 1997, o mundo e a literatura infanto-juvenil ficaram mais pobres: morreu Sylvia Orthof aos 64 anos.

(    )Em 1983, recebeu o prêmio Jabuti de Literatura Infantil por “A vaca Mimosa e a Mosca Zenilda”. E não parou mais. De lá para cá, foram mais de cem livros infanto-juvenis, que continuam encantando as crianças.

(  )Nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 1932. Filha única de pais judeus austríacos. Além de sua mãe, Sylvia teve a professora Rosalina como contadora de histórias.

(    )Ela queria ser atriz. Aos 17 anos foi para Paris. Lá estudou arte dramática na escola Educação pelo Teatro. Apaixonada por teatro, especialmente, voltado para crianças, em 1975, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional de Textos, do Teatro Guaíra, por A viagem de um barquinho.

 

2-Agora volte lá no seu caderno e escreva o que você aprendeu sobre o parágrafo.

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 7 - Refletindo sobre o uso de algumas palavras do texto biográfico

 

1-Observe alguns parágrafos da biografia de Neymar

Neymar é um futebolista brasileiro, considerado um dos melhores da história. Ganhou diversos títulos jogando pelo Santos Futebol Clube, onde iniciou sua carreira aos 11 anos de idade.

Em 2009, fez sua estreia no time profissional, na partida contra o Oeste, no estado do Pacaembu, pelo campeonato Paulista. Foi considerado jogador revelação do campeonato, quando o Santos conquistou o vice-campeonato.

Filho de Neymar da Silva Santos e Nadine Santos, com 11 anos de idade já chamava a atenção de especialistas de futebol.

 

1-Nos parágrafos, 3 palavras foram destacadas, são elas:

 

Onde            quando           com

O que elas indicam?

Onde __________________________________

Quando ________________________________

Com ___________________________________

 

2-Para você, informar onde, quando e com as coisas aconteceram, num texto biográfico, é importante? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 8 - A gramática na construção dos sentidos do texto

 

1-Leia mais um parágrafo da biografia Neymar.

 

Em 2010, foi destaque novamente, desta vez, tendo o seu time se sagrado campeão paulista. Nesse campeonato, Neymar marcou cinco gols sem cinco clássicos, sendo considerado uma grande proeza. Ainda neste ano, foi convocado para jogar na seleção brasileira, onde jogou vários amistosos.

 

a)As palavras em destaque indicam que:

(   ) Os acontecimentos ocorrem no presente

(    ) Os acontecimentos ocorreram no passado

(   ) Os acontecimentos ainda vão acontecer no futuro.

 

2-Palavras como estas que foram destacadas nos ajudam a mostrar as ações que executamos. Outras como elas nos ajudam a indicar como estamos, ou como as coisas estão. Ainda outras indicam acontecimentos ocorridos na natureza. A essas palavras chamamos de verbos.

Vamos ver como é utilizado o verbo em cada uma dessas situações.

A menina estuda no quarto

A palavra estuda significa o que a menina está fazendo.

Todos estão alegres.

A palavra estão mostra o estado das pessoas, ou seja, alegres.

Trovejou muito forte ontem.

A palavra trovejou indica a condição da natureza, um fenômeno ocorrido.

Como as ações, estado e os fenômenos da natureza podem ocorrer em tempos diferentes, ou seja, no passado, presente ou futuro o mesmo verbo pode variar, ou mudar de acordo a estas.

 A menina estuda no quarto.   - Tempo Presente

A menina estudou no quarto. - Tempo Passado

A menina estudará no quarto. - Tempo Futuro

Todos estão alegres. - Tempo Presente

Todos estavam alegres. - Tempo Passado

Todos estarão alegres. - Tempo Futuro

 

 Troveja muito forte. - Tempo Presente

Trovejará muito forte. - Tempo Futuro


 Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota - 9 - Refletindo o uso dos verbos.

 

Lembra que estudamos sobre os verbos? E que eles são palavras que indicam estado, ação ou fenômeno da natureza? Com base no que você aprendeu responda as questões abaixo:

1-Circule os verbos nas frases abaixo:

a)Maria e Roberto correram atrás do cachorro.

b) Gabriela gosta de desenhar.

c) Mais tarde, sairei com o papai.

d) O médico atendeu o doente.

e) Gustavo caiu da bicicleta.

f) Os meninos brincavam no campinho.

g) A borboleta tem asas coloridas.

h) Mamãe está feliz.

i) Choveu muito forte.

j) Ventava por toda a cidade.


2- Indique o tempo verbal das palavras destacadas em cada frase. 

a)Papai gosta de verdura.    ___________________________

b)José ganhou uma bola.     ___________________________

c)Damião estudará a lição.  ___________________________

d)Mariana acordou cedo.     ___________________________

e)As meninas estão na sala. ___________________________

f)O garoto comprou uma pipoca. _______________________

g)Ela levanta cedo.          ______________________________

h)Mamãe fará compras amanhã. ________________________

i)Nós viajaremos no feriado. __________________________

j)Ele brincou no parque a tarde toda. ____________________

l)O aluno chegou atrasado.   ___________________________

m)O homem vendeu o anel.   ___________________________

n)A professora corrigirá a lição.  ________________________

3-Pense e complete as frases com os verbos adequados. Você poderá colocar no presente, passado ou futuro.

a)O professor ___________________________aos alunos.

b)O médico _____________________________aos doentes.

c)O motorista ___________________________ o carro com cuidado.

d)O pianista  __________________________ o piano. 

4-Reescreva as frases trocando o passado pelo futuro:

a)Eu comi o bolo.

_______________________________________________

b)Ela vendeu o sapato.

_______________________________________________

c)As crianças brincaram no jardim.

_______________________________________________

d)Ele recebeu a visita do governador.

_______________________________________________

e)Hélio comprou uma caixa de bombom.

_______________________________________________

5-Agora vá lá naquela folha do seu caderno, que você está registrando o que está aprendendo e escreva o que aprendeu sobre os verbos.

 Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 10- Pensando na escrita correta das palavras

 

1-Leia a biografia abaixo:

Ruth Rocha

 

Eu sou paulista. Nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. Com muitos portugueses bem lá atrás e de algum sangue bugre ou negro_ quem sabe? que se traduz na minha cor de cuia quando apanho sol. Gosto muito de sol, de praia e de mar. De músicas e de livros. De cantar, dançar e rir.

Gosto muito de gente, principalmente de crianças.

Cursei o primário e o ginasial no Colégio Bandeirantes, onde fiz meus primeiros amigos, tive meus primeiros namorados e tentei escrever meu primeiro livro.

Construí minha carreira com muito empenho. Depois de escrever sete anos para a revista Recreio, publiquei meu primeiro livro em 1976. Perdi a inibição para escrever à medida que fui fazendo. A profissão escolhe a gente e a gente inventa a profissão.

Visite minha página! O endereço é WWW2.uol.com. br/ruthrocha/

 

Responda de acordo com o texto: 

a)Nessa biografia é a própria Ruth Rocha que conta a sua história?

 

(    ) Sim     (    ) Não

 

b)Copie do texto algumas palavras que confirmem sua resposta.

 

2-Esse texto é diferente das outras biografias que você leu porque:

(  ) Em outras que lemos as pessoas já faleceram.

(   ) Nesse a própria pessoa conta a sua história.

(    ) Em outras que lemos a história de vida de uma pessoa é contada por outra pessoa.

 

Os textos em que a própria pessoa conta sobre sua vida são chamados de Autobiografias.

Já os textos em que a história de vida de uma pessoa é contada por outra pessoa chamamos de Biografias.

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 11 – A gramática e os sentidos do texto

 

3-Agora, observe abaixo, algumas palavras retiradas do texto.

 

Colégio Bandeirantes       Ruth Rocha     Revista Recreio

 

a)  Pense um pouco e tente descobrir o que essas palavras tem em comum. Se concentre na escrita delas. O que você observou?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)Agora separe as palavras em pelo menos dois grupos e escreva o que você observou nelas para separá-las dessa forma:

Grupos

Palavras

Observação

1

 

 

2

 

 

 

A palavra Bandeirantes dá nome a um colégio, o nome Ruth dá nome a uma pessoa e o nome Recreio dá nome a uma revista. As palavras que usamos para dá nome as coisas, pessoas, lugares, animais, plantas, objetos, etc são chamadas de Substantivos.

Elas aparecem praticamente em tudo o que falamos.

No caso dos nomes Bandeirantes, Ruth Rocha e Recreio escrevemos com letra inicial maiúscula porque são chamadas de Substantivos Próprios.

Os substantivos próprios dão nomes a um objeto, lugar ou ser específico.

Ex: Aquele cão chama-se Pingo.

Pingo é um nome dado ao cão por isso chamamos de Substantivo Próprio.

As palavras que dão nomes a um grupo geral de objetos ou seres vivos chamamos de Substantivos Comuns.

Ex: Aquele cão chama-se Pingo.

A palavra cão é usada para se referir a qualquer cão, então por isso é classificado como substantivo comum.

Os substantivos comuns são escritos com letras minúsculas.

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 12 - Gramática / Ortografia

Substantivos próprios e comuns, e o uso da letra maiúscula.

 

1-No quadro abaixo há uma lista de substantivos comuns. Complete o quadro dando um nome específico para cada um desses substantivos, dando um deles um nome próprio.

 

Substantivo Comum

Substantivo Próprio

país

 

artista

 

cidade

 

homem

 

mulher

 

herói

 

 

2-Escreva os substantivos nos locais certos do quadro:

                                rato – rei – Renato- pato – Rafaela – sala –

São Paulo – João – gato - Bruna – cadeira- Letícia

                               Itabuna – jardim- carro- cidade – Itororó.

Substantivos próprios

Substantivos comuns

 

 

 

 

 

 

 

 

3-Reescreva as frases substituindo a expressão substituindo a expressão destacada por um substantivo próprio.

Observe:

O gato arranhou o sofá.

Mimi arranhou o sofá.

 

a)Aquele garoto é o dono da bola.

___________________________________________________________

b)Nossa cidade é maravilhosa.

____________________________________________________________

c)O cachorro roeu o osso.

____________________________________________________________

d) A menina é tão educada!

_____________________________________________________________

e) Aquela escola é muito legal.

_____________________________________________________________


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 13

 

1-Vamos observar agora como a letra maiúscula é usada nos textos. Leia o texto abaixo prestando atenção em todas as letras maiúsculas presentes nele e que foram destacadas.

 

Quando o Romeu chegou em casa, era deste tamanhinho. Ele dormia na minha cama, enroladinho nos meus cabelos, para ficar quentinho. Quem escolheu o nome foi o papai. Ele disse que eu gostava tanto do gatinho que ele só podia ter esse nome. Depois fui descobrir que Romeu e Julieta são personagens da maior história de amor já escrita, uma peça de teatro de Shakespeare.

 

3-No texto lido, as letras maiúsculas foram empregadas em duas situações. Assinale as situações que você consegue identificar.

(     ) Para dar destaque a alguma ideia ou palavra especial. 

(     )No início de frases e depois de ponto final.

(     ) Em nomes de pessoas, personagens e animais.

(     )Para separar ideias no texto.

(     ) Para enfeitar o texto.

4-Reescreva o texto a seguir, empregando a letra maiúscula quando necessário.

a avenida beira-mar em Camboriú, no litoral de santa catarina, ostenta quatro dos dez prédios mais altos do brasil.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota 14 - O uso da letra maiúscula nos textos.

 

1-O trecho abaixo foi retirado do livro Diário de Julieta, mas ele foi escrito sem nenhuma letra maiúscula. Circule as letras que deveriam ser maiúsculas. 

3 de março

caro diário:

eu não sei o que acontece com as pessoas. a gente confia e quando menos espera, elas nos magoam.

eu conheci o bocão no jardim 3. foi meu primeiro amigo, eu fazia ele rir o dia inteiro. o bocão rindo é muito engraçado, ele sacode todo o e faz o maior barulho. a gente lancha juntos, todo dia eu sempre dava meus biscoitos cream cracker para ele mas quando a mãe dele mandava bolo de fubá, eu descontava, comendo a metade. [...]

2-O que você aprendeu sobre o uso da letra maiúscula? Escreva no seu caderno.

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 15 - Refletindo sobre o texto biográfico

 

Até agora já aprendemos muita coisa sobre o texto Biografia. Também aprendemos muito sobre as funções e escrita das palavras, não é verdade?!!

1-Sua tarefa agora é observar abaixo a biografia feita por um dos seus colegas e depois fazer um comentário sobre ela, falando o que você mudaria, acrescentaria ou retiraria para que o texto sobre a avó dele fique ainda melhor.

 

                                          texto da bisavó

Minha bisavó naceu no dia 25/05/1995. Ela mora em Santa Cruz da Vitória, morou em Itapé ela gosta de cozinhar e o que ela gostava de fazer era merenda na escola.

E que eu lembrava dela era das brincadeiras dela.

Comentário:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 16 - Analisando seu próprio texto biográfico

 

Lembra que você um texto sobre sua avó ou bisavó, na qual você contou a história de vida dela? Volte a essa produção textual e faça uma análise desta observando as questões abaixo.

Marque Sim ou Não para cada pergunta e veja no que o texto precisa melhorar.

 

1-Seu texto fala o nome da sua avó ou bisavó?

(    ) Sim        (    ) Não

2-Seu texto fala onde ela nasceu?

(    ) Sim        (    ) Não

3-Seu texto fala quando ela nasceu?

(    ) Sim        (    ) Não

4-Seu texto relata acontecimentos da vida dela?

(    ) Sim        (    ) Não 

5-Seu texto foi dividido em parágrafos?

(    ) Sim        (    ) Não

6- Cada parágrafo fala de um assunto sobre a sua avó?

(    ) Sim        (    ) Não

7- Os verbos (palavras que situam a história no tempo) foram usados corretamente?

(    ) Sim        (    ) Não

8- Você colocou os verbos no passado para falar de coisas que aconteceram no passado da sua bisavó?

(    ) Sim        (    ) Não

9-Você utilizou letras maiúsculas iniciais para escrever nomes de pessoas, lugares, e outros quando necessário?

(    ) Sim        (    ) Não

10- Você acha que seu texto precisa ser revisto?

(    ) Sim        (    ) Não

 

Faça com capricho!!

 Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Professora: Liliane Fróis

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno:___________________________________________

Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________

 

Atividade Remota – 17 - Produção final do texto biográfico

 

Chegou a hora de você produzir a versão final do seu texto biográfico sobre a sua bisavó. Para isso você deve retomar o seu primeiro texto e identifique o que precisa ser revisto e identifique o que precisa ser revisto no texto seguinte, de modo que fique mais compreensível para o leitor todas as ideias que você deseja passar.

No caso de dúvidas, você também poderá consultar as anotações que fez em seu caderno durante todos os momentos de estudo.

Após reescrever o seu texto você deverá enviar para sua professora.

Essa será sua versão final do texto, então capriche!!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Um forte abraço !! Tia Liliane Fróis


 Obs: As atividades 13 e 14 foram retiradas do livro didático dos alunos e adaptada a essa sequência didática, uma vez que atendiam aos objetivos propostos e às necessadades de aprendizagem dos alunos.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sequência didática com o livro Felpo Filva - 5º ano - Atividades de 1 a 5

  Escola: Grupo Escolar Presidente Médici Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liliane Fróis Aluno: _____________________________...