Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: 5º
Data: _____/_____/_________
Atividade
Remota 1
Hora da Produção
textual!!
O que vamos fazer?
Depois de lembrarmos o
quanto nossos avós e bisavós são especiais para a nossa vida, cada um vai
produzir um texto sobre elas. Vai ser maravilhoso conhecer um pouco mais sobre
a história de vida delas e assim conhecer também a sua própria história. Não
acham? Então vamos a pesquisa e em seguida a produção.
Primeiramente você deve pesquisar algumas informações abaixo sobre sua bisavó ou avó preenchendo os espaços abaixo:
Nome da avó ou bisavó:___________________________________________________
Data de Nascimento:_____________________________________________________
Local de Nascimento: ____________________________________________________
Onde mora (onde morou):
________________________________________________
O que mais gosta (ou gostava) de fazer: ______________________________________
Do que você se lembra dela:
_______________________________________________
Registre outra informação que você considere
importante:_________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 2
Depois de colher essas
informações com seus familiares você deve produzir um texto biográfico sobre a
estória de vida dela.
Preste atenção em como será
o seu trabalho de produção:
Você irá produzir uma
biografia da sua avó, contando a história de vida dela
Ao final dos trabalhos
faremos uma homenagem a ela, publicando seu texto ( nas redes sociais, por
exemplo)
Seu texto juntamente com
os dos seus colegas formarão um livro que será lido por outras pessoas.
Vai ser bem legal!!
Bom trabalho!!!
Faça seu texto no espaço abaixo:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota - 3 - Conhecendo o Gênero Biografia
Toda pessoa tem uma história de vida. Conheça um pouco sobre a história de vida de um dos maiores escritores brasileiros.
Monteiro
Lobato
José
Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, no
dia 18 de abril de 1882.
Aos
15 anos perdeu os pais e passou a viver com o avô, o visconde de Taubaté.
Formou-se
advogado, mas o que gostava mesmo era de escrever livros. Por isso foi um dos
primeiros escritores a escrever livros para crianças. Seus livros fizeram tanto
sucesso que ele foi considerado o maior escritor de literatura infantil
brasileira.
Em
quase todos os seus livros para crianças aparecem os personagens do Sítio do
Pica pau Amarelo: Dona Benta, Anastácia, Emília, Narizinho, Pedrinho e outros.
Um
dos seus livros mais famosos é reinações de Narizinho, pois até hoje encanta
crianças do mundo inteiro.
O
dia 18 de abril foi escolhido como o dia do livro em homenagem ao autor que
nasceu nessa data.
Em
04 de julho de 1948, Monteiro Lobato morreu em São Paulo, deixando uma vasta
obra.
Após a leitura do texto, responda as questões abaixo:
1- Marque
a opção correta.
( ) O texto fala sobre a vida do autor
( ) O texto traz uma entrevista com o autor
( ) O texto é um poema sobre o autor
2- Escolha a opção correta:
O texto é:
( ) Um conto ( ) Uma entrevista ( ) Uma biografia
2-Segundo o texto, onde e quando nasceu Monteiro
Lobato?
___________________________________________________________________
3-O que aconteceu em sua vida quando ele tinha 15
anos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Por que ele foi considerado o maior escritor de
literatura infantil brasileira?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Quais foram alguns dos seus personagens mais
famosos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-O que comemoramos no dia 18 de abril? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-Quando Monteiro Lobato morreu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Como é o nome de um dos seus livros mais conhecidos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-Você já ouviu falar dele?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-Conhece alguns dos seus personagens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 4
1-Complete o texto com as informações que estão no quadro abaixo:
Ana
Maria Machado
Nasceu
no dia _______ de _________ em _____________ ___
__________
no Rio de Janeiro.
Nas
férias de verão sempre ia para a praia de Manguinhos no Espírito Santo junto
com os ____________, _________ e _____________.
Aprendeu
a ______________ sozinha antes dos 5 anos de ___________.
Já
foi professora, ________________, radialista, teve uma livraria e nunca parou
de escrever.
Gosta
muito de gente, principalmente de ____________________, por isso gosta de
escrever livros para elas.
Um
dos seus livros mais famosos é Menina bonita do laço de fita.
Possui 40 anos de carreira com mais de _______________livros escritos e publicados em mais de 18 países.
pais 24 idade laço
primos Santa Tereza crianças 100
Responda de acordo com o texto:
1-Do que fala o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Que informações sobre a vida da escritora o texto
traz?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Para que serve esse texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-O que você aprendeu sobre o texto biográfico após
observar esse texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Agora vá até seu caderno de Português e reserve uma
folha e escreva o que você aprendeu sobre o texto biográfico.
Comece assim
Eu aprendi que ....
Depois de registrar guarde porque vamos voltar nela
para as outras coisas que vamos aprender, tá certo?!!!
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 5 - A divisão do texto em parágrafos
Você já observou que a maioria dos textos são
divididos em pedaços?
A isso chamamos de parágrafo.
Os parágrafos são uma regra da escrita.
Retome o texto sobre Monteiro Lobato e em seguida
responda o que se pede abaixo:
Monteiro
Lobato
José Bento Monteiro
Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, no dia 18 de abril
de 1882.
Aos 15 anos perdeu os
pais e passou a viver com o avó, o visconde de Taubaté.
Formou-se advogado , mas
o que gostava mesmo era de escrever livros. Por isso foi um dos primeiros escritores a escrever livros
para crianças. Seus livros fizeram tanto sucesso que ele foi considerado o
maior escritor de literatura infantil brasileira.
Em quase todos os seus
livros para crianças aparecem os personagens do Sítio do Pica pau Amarelo: Dona
Benta, Anastácia, Emília, Narizinho, Pedrinho e outros.
Um dos seus livros mais
famosos é reinações de Narizinho, pois até hoje encanta crianças do mundo
inteiro.
O dia 18 de abril foi
escolhido como o dia do livro em homenagem ao autor que nasceu nessa data.
Em 04 de julho de 1948, Monteiro Lobato morreu em São Paulo, deixando uma vasta obra.
1- Quantos
pedaços ou parágrafos o texto tem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O
que você observou na hora de contar?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Responda
o quadro escrevendo o que diz cada parágrafo do texto.
1º
Parágrafo |
Fala
de |
2º
Parágrafo |
Fala
de |
3º
parágrafo |
Fala
de |
4º
parágrafo |
Fala
de |
5º
parágrafo |
Fala
de |
6º
parágrafo |
Fala
de |
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota – 6 - A importância dos parágrafos para os
textos
1-O texto abaixo foi alterado, ou seja, as informações não estão organizadas da forma correta. Leia-o e depois coloque em ordem os parágrafos, dando um número de 1 a 5 para cada um, de forma que o texto fique organizado com início, meio e fim. Assim o texto ficará novamente com sentido.
Sylvia
Orthof
( ) Em 1981, teve o seu primeiro livro publicado
“Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro”, que recebeu o selo
altamente recomendável para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e
Juvenil ( FNLIJ).
( )No dia 24 de julho de 1997, o mundo e a
literatura infanto-juvenil ficaram mais pobres: morreu Sylvia Orthof aos 64
anos.
( )Em 1983, recebeu o prêmio Jabuti de
Literatura Infantil por “A vaca Mimosa e a Mosca Zenilda”. E não parou mais. De
lá para cá, foram mais de cem livros infanto-juvenis, que continuam encantando
as crianças.
( )Nasceu no Rio de Janeiro em setembro de
1932. Filha única de pais judeus austríacos. Além de sua mãe, Sylvia teve a
professora Rosalina como contadora de histórias.
( )Ela queria ser atriz. Aos 17 anos foi para
Paris. Lá estudou arte dramática na escola Educação pelo Teatro. Apaixonada por
teatro, especialmente, voltado para crianças, em 1975, ganhou o primeiro prêmio
no Concurso Nacional de Textos, do Teatro Guaíra, por A viagem de um barquinho.
2-Agora volte lá no seu
caderno e escreva o que você aprendeu sobre o parágrafo.
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota – 7 - Refletindo sobre o uso de algumas palavras
do texto biográfico
1-Observe alguns parágrafos da biografia de Neymar
Neymar
é um futebolista brasileiro, considerado um dos melhores da história. Ganhou
diversos títulos jogando pelo Santos Futebol Clube, onde iniciou sua carreira
aos 11 anos de idade.
Em
2009, fez sua estreia no time profissional, na partida contra o Oeste, no
estado do Pacaembu, pelo campeonato Paulista. Foi considerado jogador revelação
do campeonato, quando o Santos conquistou o vice-campeonato.
Filho
de Neymar da Silva Santos e Nadine Santos, com 11 anos de idade já chamava a
atenção de especialistas de futebol.
1-Nos parágrafos, 3 palavras foram destacadas, são
elas:
Onde quando com
O que elas indicam?
Onde __________________________________
Quando ________________________________
Com ___________________________________
2-Para você, informar onde, quando e com as coisas
aconteceram, num texto biográfico, é importante? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 8 - A gramática na construção dos sentidos do
texto
1-Leia mais um parágrafo da biografia Neymar.
Em
2010, foi destaque
novamente, desta vez, tendo o seu time se sagrado campeão paulista. Nesse
campeonato, Neymar marcou
cinco gols sem cinco clássicos, sendo considerado uma grande proeza. Ainda
neste ano, foi convocado para jogar na seleção brasileira, onde jogou vários amistosos.
a)As palavras em destaque indicam que:
( ) Os
acontecimentos ocorrem no presente
( ) Os
acontecimentos ocorreram no passado
( ) Os
acontecimentos ainda vão acontecer no futuro.
2-Palavras como estas que
foram destacadas nos ajudam a mostrar as ações que executamos. Outras como elas
nos ajudam a indicar como estamos, ou como as coisas estão. Ainda outras
indicam acontecimentos ocorridos na natureza. A essas palavras chamamos de
verbos.
Vamos ver como é
utilizado o verbo em cada uma dessas situações.
A
menina estuda no
quarto
A palavra estuda
significa o que a menina está fazendo.
Todos
estão alegres.
A palavra estão
mostra o estado das pessoas, ou seja, alegres.
Trovejou muito forte
ontem.
A palavra trovejou
indica a condição da natureza, um fenômeno ocorrido.
Como as ações, estado e
os fenômenos da natureza podem ocorrer em tempos diferentes, ou seja, no passado,
presente ou futuro o mesmo verbo pode variar, ou mudar de acordo a estas.
A menina estudou no quarto. - Tempo Passado
A menina estudará no quarto. - Tempo Futuro
Todos estão alegres. - Tempo Presente
Todos estavam alegres. - Tempo Passado
Todos estarão alegres. - Tempo Futuro
Trovejará muito forte. - Tempo Futuro
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota - 9 - Refletindo o uso dos verbos.
Lembra que estudamos sobre os verbos? E que eles são palavras que indicam estado, ação ou fenômeno da natureza? Com base no que você aprendeu responda as questões abaixo:
1-Circule os verbos nas frases abaixo:
a)Maria e Roberto
correram atrás do cachorro.
b) Gabriela gosta de
desenhar.
c) Mais tarde, sairei com
o papai.
d) O médico atendeu o
doente.
e) Gustavo caiu da
bicicleta.
f) Os meninos brincavam
no campinho.
g) A borboleta tem asas
coloridas.
h) Mamãe está feliz.
i) Choveu muito forte.
j) Ventava por toda a cidade.
2- Indique o tempo verbal das palavras destacadas em cada frase.
a)Papai gosta de verdura. ___________________________
b)José ganhou uma bola. ___________________________
c)Damião estudará a lição. ___________________________
d)Mariana acordou cedo. ___________________________
e)As meninas estão na sala.
___________________________
f)O garoto comprou uma pipoca.
_______________________
g)Ela levanta cedo. ______________________________
h)Mamãe fará compras amanhã.
________________________
i)Nós viajaremos no feriado.
__________________________
j)Ele brincou no parque a tarde
toda. ____________________
l)O aluno chegou atrasado. ___________________________
m)O homem vendeu o anel. ___________________________
n)A professora corrigirá a lição. ________________________
3-Pense e complete as
frases com os verbos adequados. Você poderá colocar no presente, passado ou
futuro.
a)O professor
___________________________aos alunos.
b)O médico
_____________________________aos doentes.
c)O motorista
___________________________ o carro com cuidado.
d)O pianista __________________________ o piano.
4-Reescreva as frases trocando o passado pelo futuro:
a)Eu comi o bolo.
_______________________________________________
b)Ela vendeu o sapato.
_______________________________________________
c)As crianças brincaram
no jardim.
_______________________________________________
d)Ele recebeu a visita do
governador.
_______________________________________________
e)Hélio comprou uma caixa
de bombom.
_______________________________________________
5-Agora
vá lá naquela folha do seu caderno, que você está registrando o que está
aprendendo e escreva o que aprendeu sobre os verbos.
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota – 10- Pensando na escrita correta das palavras
1-Leia a biografia abaixo:
Ruth
Rocha
Eu
sou paulista. Nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. Com muitos
portugueses bem lá atrás e de algum sangue bugre ou negro_ quem sabe? que se
traduz na minha cor de cuia quando apanho sol. Gosto muito de sol, de praia e
de mar. De músicas e de livros. De cantar, dançar e rir.
Gosto
muito de gente, principalmente de crianças.
Cursei
o primário e o ginasial no Colégio Bandeirantes, onde fiz meus primeiros
amigos, tive meus primeiros namorados e tentei escrever meu primeiro livro.
Construí
minha carreira com muito empenho. Depois de escrever sete anos para a revista Recreio,
publiquei meu primeiro livro em 1976. Perdi a inibição para escrever à medida
que fui fazendo. A profissão escolhe a gente e a gente inventa a profissão.
Visite
minha página! O endereço é WWW2.uol.com. br/ruthrocha/
Responda de acordo com o texto:
a)Nessa biografia é a
própria Ruth Rocha que conta a sua história?
( ) Sim
( ) Não
b)Copie do texto algumas palavras que confirmem sua resposta.
2-Esse texto é diferente das outras biografias que
você leu porque:
( ) Em outras
que lemos as pessoas já faleceram.
( ) Nesse a
própria pessoa conta a sua história.
( ) Em outras que lemos a história de vida de uma pessoa é contada por outra pessoa.
Os textos em que a
própria pessoa conta sobre sua vida são chamados de Autobiografias.
Já os textos em que a
história de vida de uma pessoa é contada por outra pessoa chamamos de Biografias.
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 11 – A gramática e os sentidos do texto
3-Agora, observe abaixo, algumas palavras retiradas do
texto.
Colégio
Bandeirantes Ruth Rocha Revista Recreio
a) Pense
um pouco e tente descobrir o que essas palavras tem em comum. Se concentre na
escrita delas. O que você observou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Agora separe as palavras em pelo menos dois grupos e
escreva o que você observou nelas para separá-las dessa forma:
Grupos
|
Palavras
|
Observação |
1 |
|
|
2 |
|
|
A
palavra Bandeirantes dá nome a um
colégio, o nome Ruth dá nome a uma
pessoa e o nome Recreio dá nome a
uma revista. As palavras que usamos para dá nome as coisas, pessoas, lugares,
animais, plantas, objetos, etc são chamadas de Substantivos.
Elas
aparecem praticamente em tudo o que falamos.
No
caso dos nomes Bandeirantes, Ruth Rocha e Recreio escrevemos com letra inicial
maiúscula porque são chamadas de Substantivos Próprios.
Os
substantivos próprios dão nomes a um objeto, lugar ou ser específico.
Ex:
Aquele cão chama-se Pingo.
Pingo
é um nome dado ao cão por isso chamamos de Substantivo Próprio.
As
palavras que dão nomes a um grupo geral de objetos ou seres vivos chamamos de Substantivos Comuns.
Ex:
Aquele cão chama-se Pingo.
A
palavra cão é usada para se referir
a qualquer cão, então por isso é classificado como substantivo comum.
Os
substantivos comuns são escritos com letras minúsculas.
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data: _____/_____/_________
Atividade
Remota – 12 - Gramática / Ortografia
Substantivos
próprios e comuns, e o uso da letra maiúscula.
1-No
quadro abaixo há uma lista de substantivos comuns. Complete o quadro dando um
nome específico para cada um desses substantivos, dando um deles um nome
próprio.
Substantivo
Comum |
Substantivo
Próprio |
país |
|
artista |
|
cidade |
|
homem |
|
mulher |
|
herói |
|
2-Escreva os substantivos nos locais certos do quadro:
rato – rei – Renato- pato – Rafaela – sala –
São
Paulo – João – gato - Bruna – cadeira- Letícia
Itabuna – jardim- carro- cidade – Itororó.
Substantivos
próprios |
Substantivos
comuns |
|
|
3-Reescreva as frases substituindo a expressão
substituindo a expressão destacada por um substantivo próprio.
Observe:
O gato
arranhou o sofá.
Mimi
arranhou o sofá.
a)Aquele garoto é o dono da bola.
___________________________________________________________
b)Nossa cidade é maravilhosa.
____________________________________________________________
c)O cachorro roeu o osso.
____________________________________________________________
d) A menina é tão educada!
_____________________________________________________________
e) Aquela escola é muito legal.
_____________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 13
1-Vamos
observar agora como a letra maiúscula é usada nos textos. Leia o texto abaixo
prestando atenção em todas as letras maiúsculas presentes nele e que foram
destacadas.
Quando o Romeu chegou em casa, era
deste tamanhinho. Ele
dormia na minha cama, enroladinho nos meus cabelos, para ficar quentinho. Quem escolheu o nome foi
o papai. Ele disse que eu gostava tanto do gatinho que ele só podia ter esse
nome. Depois fui
descobrir que Romeu
e Julieta são
personagens da maior história de amor já escrita, uma peça de teatro de
Shakespeare.
3-No texto lido, as letras maiúsculas foram empregadas em duas situações. Assinale as situações que você consegue identificar.
( ) Para dar destaque a alguma ideia ou palavra especial.
( )No início de frases e depois de ponto final.
( ) Em nomes de pessoas, personagens e animais.
( )Para separar ideias no texto.
( ) Para enfeitar o texto.
4-Reescreva o texto a seguir, empregando a letra maiúscula quando necessário.
a avenida beira-mar em
Camboriú, no litoral de santa catarina, ostenta quatro dos dez prédios mais
altos do brasil.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota 14 - O uso da letra maiúscula nos textos.
1-O trecho abaixo foi retirado do livro Diário de Julieta, mas ele foi escrito sem nenhuma letra maiúscula. Circule as letras que deveriam ser maiúsculas.
3
de março
caro
diário:
eu
não sei o que acontece com as pessoas. a gente confia e quando menos espera,
elas nos magoam.
eu conheci o bocão no jardim 3. foi meu primeiro amigo, eu fazia ele rir o dia inteiro. o bocão rindo é muito engraçado, ele sacode todo o e faz o maior barulho. a gente lancha juntos, todo dia eu sempre dava meus biscoitos cream cracker para ele mas quando a mãe dele mandava bolo de fubá, eu descontava, comendo a metade. [...]
2-O que você aprendeu sobre o uso da letra maiúscula? Escreva no seu caderno.
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade Remota – 15 - Refletindo
sobre o texto biográfico
Até
agora já aprendemos muita coisa sobre o texto Biografia. Também aprendemos
muito sobre as funções e escrita das palavras, não é verdade?!!
1-Sua
tarefa agora é observar abaixo a biografia feita por um dos seus colegas e
depois fazer um comentário sobre ela, falando o que você mudaria, acrescentaria
ou retiraria para que o texto sobre a avó dele fique ainda melhor.
texto
da bisavó
Minha
bisavó naceu no dia 25/05/1995. Ela mora em Santa Cruz da Vitória, morou em Itapé
ela gosta de cozinhar e o que ela gostava de fazer era merenda na escola.
E
que eu lembrava dela era das brincadeiras dela.
Comentário:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: Grupo Escolar Presidente Médici
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade Remota – 16 - Analisando
seu próprio texto biográfico
Lembra que você um texto sobre sua avó ou bisavó, na qual você contou a história de vida dela? Volte a essa produção textual e faça uma análise desta observando as questões abaixo.
Marque Sim ou Não para
cada pergunta e veja no que o texto precisa melhorar.
1-Seu texto fala o nome da sua avó ou bisavó?
( ) Sim ( ) Não
2-Seu texto fala onde ela nasceu?
( ) Sim ( ) Não
3-Seu texto fala quando ela nasceu?
( ) Sim ( ) Não
4-Seu texto relata acontecimentos da vida dela?
( ) Sim ( ) Não
5-Seu texto foi dividido em parágrafos?
( ) Sim ( ) Não
6- Cada parágrafo fala de um assunto sobre a sua avó?
( ) Sim ( ) Não
7- Os verbos (palavras que situam a história no tempo)
foram usados corretamente?
( ) Sim ( ) Não
8- Você colocou os verbos no passado para falar de
coisas que aconteceram no passado da sua bisavó?
( ) Sim ( ) Não
9-Você utilizou letras maiúsculas iniciais para
escrever nomes de pessoas, lugares, e outros quando necessário?
( ) Sim ( ) Não
10- Você acha que seu texto precisa ser revisto?
( ) Sim (
) Não
Faça com
capricho!!
Professora: Liliane Fróis
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno:___________________________________________
Ano/Série: _________________Data:
_____/_____/_________
Atividade
Remota – 17 - Produção final do texto biográfico
Chegou
a hora de você produzir a versão final do seu texto biográfico sobre a sua
bisavó. Para isso você deve retomar o seu primeiro texto e identifique o que
precisa ser revisto e identifique o que precisa ser revisto no texto seguinte,
de modo que fique mais compreensível para o leitor todas as ideias que você deseja
passar.
No
caso de dúvidas, você também poderá consultar as anotações que fez em seu
caderno durante todos os momentos de estudo.
Após
reescrever o seu texto você deverá enviar para sua professora.
Essa
será sua versão final do texto, então capriche!!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Um
forte abraço !! Tia Liliane Fróis
Sem comentários:
Enviar um comentário