Página inicial

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Sequência didática de leitura com o livro " A bisa fala cada coisa"

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Disciplina: Língua Portuguesa        Professora: Liliane Fróis

Aluno (ª):_________________________________________

Ano/ Série: 5º     Data: _____/____/________                                                                

Atividade remota - 1

1- Para iniciar a atividade gostaria que você pensasse em algo que a sua avó, avô, bisavó ou bisavô já falaram e que você não entendeu. Escreva abaixo:

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

2- Agora vamos ler uma estória bem legal sobre uma bisavó e sua neta. O livro se chama “A bisa fala cada coisa” e você terá acesso ao vídeo com a história que gravei por meio do grupo de wattsapp da sua turma.


3-Após ouvir a história responda as questões abaixo:

a)Quem escreveu a história?

______________________________________________________________

b)Quem fez as ilustrações (ou desenhos)?

______________________________________________________________

c)Quem são as personagens que participam da estória?

______________________________________________________________

d)Onde a estória se passa?

_______________________________________________________________

e)O que você viu no livro que fez você achar que a estória se passa nesse lugar?

_______________________________________________________________

4-O que deixava a neta cheia de dúvidas?

(   ) O comportamento da bisa

(   ) A maneira de vestir da bisa

(   ) As palavras ditas pela bisa

5- Leia a frase “ A bisa fala cada coisa”. Para você por que a menina fala bisa e não bisavó?

_______________________________________________________________

6- Quem é a autora do livro? (Quem escreveu a estória)

_______________________________________________________________

7- Quem fez as ilustrações, ou os desenhos do texto?

_______________________________________________________________

8- Você acha que os desenhos ajudam a entender o texto? Por quê?

__________________________________________________________________________

Se desejar pode mandar um recadinho aqui pra mim, contando como foi a experiência, como você está ou quais as dificuldades você encontrou com a atividade.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um abraço bem apertado!!  Tia Liliane Fróis

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Disciplina: Língua Portuguesa        Professora: Liliane Fróis

Aluno(ª):_________________________________________

Ano/ Série: _____________     Data: _____/____/________

Atividade remota – 2

 

Continuando os trabalhos com o livro “ A bisa fala cada coisa”

Responda as questões abaixo:

1- Você tem bisavó?

______________________________________________________________

2- Qual o nome dela?

_______________________________________________________________

3- Se é bisavó da menina, então o que é da sua mãe ou seu pai?

_______________________________________________________________

4- Leia esse pedacinho da estória e em seguida responda o que se pede.

“ Sempre que se lembra do biso, sente um nó na garganta” O que você acha que aconteceu ao bisavô da menina?

__________________________________________________________________________

5- O que você entende com quando o texto diz “ Sente um nó na garganta”. Converse com sua mãe, seu pai ou outra pessoa e responda abaixo o que vocês entendem sobre a essa expressão.

__________________________________________________________________________

6 – Faça um desenho da sua bisavó e de alguma coisa que lembre ela.

 

 

Abraços !!! Tia Liliane Fróis

 

E aí, o que achou da atividade? Sentiu dificuldades, foi fácil, foi legal? Conte pra mim.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Disciplina: Língua Portuguesa        Professora: Liliane Fróis

Aluno(ª):_________________________________________

Ano/ Série: _____________     Data: _____/____/________

Atividade remota – 3

 

Você observou que as palavras foram usadas de maneira diferente no texto. Essas palavras dizem uma coisa, mas querem dizer outra.

 

1-Converse sobre cada uma das expressões abaixo com seus pais e escreva o que elas querem dizer na verdade. 

a)A bisa diz que tem uma pinta no céu da boca. O que seria o céu da boca?

_______________________________________________________________

b)Ela sempre reclama de dor na batata da perna. O que seria a batata da perna?

_______________________________________________________________

c)Cuidado com o braço do sofá. Pode quebrar. O que seria o braço do sofá?

_______________________________________________________________

d)...ela diz que as maçãs do rosto estão sem cor. O que seria as maças do rosto?

______________________________________________________________

 

e)A bisa passa creme no rosto para tirar os pés de galinha. O que seria os pés de galinha no rosto?

_______________________________________________________________

 

f)Ela fala que gosta de um dedo de prosa com as amigas. O que é um dedo de prosa?

_______________________________________________________________

 

2- Ligue as frases ao que elas querem dizer de verdade:


Às vezes ela sente dor na boca                                                 Vivia viajando                               

do estômago.                       

 

A bisa compra remédio para a raiz do                                      Corre o tempo todo

cabelo e para a planta do pé.

 

A bisa conta que, quando era moça,                                      Fica ofegante e sem ar                 

vivia com o pé na estrada.

 

Quando fica nervosa, avisa que o                                       Dor na barriga

coração está saindo pela boca.

 

...ela me chama de pé de vento.                              Remédio para o couro cabeludo            e                                                                                      para a parte  debaixo do pé(a sola do pé)

        

Beijos!! Tia Liliane Fróis

E aí meu amor, viu que a gente pode brincar com as palavras e que elas, ás vezes, dizem uma coisa, mas na verdade querem dizer outra?

O que achou da atividade? Conte aí?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Disciplina: Língua Portuguesa        Professora: Liliane Fróis

Aluno(ª):_________________________________________

Ano/ Série: _____________     Data: _____/____/________

 

Atividade remota – 4

 

1-Leia as frases abaixo que foram retiradas do livro “ A bisa fala cada coisa”:

 

Será que o céu da boca tem estrelas?

 

Será que é de tanto comer batata frita?

 

Será que as maças do rosto são vermelhas ou verdes?

 

Será que a boca do estômago usa batom?

 

2-Todas as frases são perguntas, o que aparece no final delas? Marque a resposta correta.

(   ) Uma exclamação [ ! ]

(   ) Uma interrogação[ ?]

(   ) Um ponto final  [ . ]

3- O ponto de interrogação (?) é usado quando a frase indica uma pergunta. Escreva 3 frases interrogativas. Lembre-se que você vai criar frases que são perguntas e que ao final deve colocar o sinal de interrogação (?)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Abracejos!! Tia Liliane Fróis

 

Gostou da atividade? O que você aprendeu? Conta para a tia.

__________________________________________________________________________


Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Disciplina: Língua Portuguesa        Professora: Liliane Fróis

Aluno(ª):_________________________________________

Ano/ Série: _____________     Data: _____/____/________

 

Atividade remota 5-

1-Leia abaixo o pedaço da estória “ A bisa fala cada coisa”:

             Adoro quando a bisa fala que sou a menina dos seus olhos.

            Aí nem preciso de explicação.

            É amor e pronto.

2-Agora, para fechar nosso trabalho escreva uma cartinha para sua bisavó (se não tiver pode ser para avó ou avô) demonstrando seu amor e a saudade que sente por não poderem estar juntos como queriam devido a pandemia. Use a criatividade (pode ser também um cartaz, um vídeo). Envie para ela, tenho certeza que ela vai ficar muito feliz.

Escreva abaixo o que você vai dizer para ela:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estou com saudades!! Beijos!! Tia Liliane Fróis

 

Me conte alguma coisa sobre como tem sido realizar as atividades em casa.

__________________________________________________________________________

 

Escola: Grupo Escolar Presidente Médici

Disciplina: Língua Portuguesa        Professora: Liliane Fróis

Aluno(ª):_________________________________________

Ano/ Série: _____________     Data: _____/____/________

 

Atividade remota - 6

Chegamos ao final do nosso trabalho com o livro “ A bisa fala cada coisa”. Foi maravilhoso aprender com ele tantas coisas, não acham?!

 

Com ele aprendemos que nossos avós e bisavós são muito especiais, que devemos cuidar deles e que podemos aprender muitas coisas com elas.

 

Vimos também que podemos brincar om as palavras, isso acontece quando dizemos uma coisa quando na verdade queremos dizer outra. Também estudamos que as estórias se passam em determinado tempo (período e hora) e espaço (lugar) e que possuem personagens.

Ainda estudamos um pouco sobre os sinais de pontuação, especialmente sobre a interrogação (?) vimos que a presença deles no texto é muito importante para a sua compreensão.

Ufa!! Foram realmente muitas coisas, né verdade?

Para concluir esse trabalho lindo você deve fazer a atividade abaixo:

·                    Enviar uma cartinha, ou um desenho, ou um vídeo, ou mensagem de áudio ou escrita, ou até mesmo ligar para alguém contando sobre o livro que lemos.

·                    Você poderá enviar a um primo, colega, vizinho, amigo ou outra pessoa que desejar.

·                    Planeje abaixo como fará sua atividade:

1-Para quem você vai enviar?

_______________________________________________________________

2-Como você vai enviar?

______________________________________________________________

3-O que você vai dizer?

_______________________________________________________________

·                    Depois que enviar conte abaixo como foi a experiência e o que a pessoa achou.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom trabalho!! Um abraço!!

Prof. Liliane Fróis

E aí, conte pra mim o que achou do nosso trabalho com o livro “A Bisa fala cada coisa”. O que você tem a dizer sobre o livro?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obs: As atividades levam em conta o período da pandemia por isso apresentam um grau de dificuldade menor se comparado a turma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sequência didática com o livro Felpo Filva - 5º ano - Atividades de 1 a 5

  Escola: Grupo Escolar Presidente Médici Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liliane Fróis Aluno: _____________________________...