Página inicial

domingo, 3 de outubro de 2021

O que fazer no primeiro encontro de retorno as aulas presenciais com os alunos


Antes de mais nada é preciso acolher os alunos e cuidar do emocional deles. Pensando nisso planejei as atividades para nosso primeiro encontro em sala de aula com foco nisso. Escolhi o livro Manu e Mila de André Neves para me acompanhar nesse momento tão especial, afinal de contas, assim como os personagens, também estamos a procura da alegria da nossa escola, perdida durante todo esse período de pandemia.

Sobre o livro : O livro conta a história de Manu e Mila. Os dois amigos buscam encontrar a alegria que a mãe de Mila diz estar no jardim da casa. Mila desafia Manu pra ver quem encontra primeiro, ela acha que a alegria está nas coisas pequenas, dentro de uma semente, na gota d'água, nos lugares mais difíceis de encontrar, já Manu acredita que não está no jardim, mas nas coisas grandes, na imensidão do oceano, no alto das montanhas, perdida numa grande cidade. Essa aventura dos dois amigos é cercada de muita poesia e imaginação. E aí, será que Manu e Mila vão encontrar a alegria?




Após aquela acolhida de boas vindas no pátio da escola, onde os alunos foram recebidos com bastante alegria, informados sobre como seria organizado o atendimento na escola e orientados quanto aos protocolos de segurança que deveriam seguir para proteção de todos contra o Covid-19, partimos pra nosso primeiro encontro em sala aula, seguindo os passos abaixo:

1º - Boas vindas e apresentação da professora.

2º  - Apresentação dos alunos.

3º-  Informar sobre o que será desenvolvido_ leitura de um livro.

4º  - Questionar aos alunos o que é alegria e onde podemos encontrá-la. ( etapa de motivação para a leitura). Após ouvi-los, informar que o farão a leitura de um livro
5º Apresentação do livro, seu autor e algumas curiosidades deste( etapa de introdução da leitura.

6º - Conversa sobre a capa do livro, o que estão vendo, do que acham que vai falar e porque.

7º- Leitura do livro pela professora com motivação, fazendo pausas para analisar as imagens, pausando para conversar com os alunos, fazer provocações e questionamentos quanto ao que se seguirá ( Por que pensa assim? o que viu no livro que fez pensar assim?

8º - Conversa sobre o livro, o que sentiram, se as hipóteses levantadas se confirmaram, o que acharam do livro.

9º - Contextualização da leitura: O que o livro provocou em nós, de que forma ele nos ajudou, o que nos fez pensar( a ideia é conduzir a conversa de modo que os alunos entendam que a alegria perdida por muitas pessoas nessa pandemia, inclusive a da escola, com a falta deles, pode ser recuperada aos poucos, a medida que cuidamos de nós e do outro. Houve até alunos que quis imitar a dança que os personagens fazem no livro)




Após essa etapa da leitura, você pode fazer a seguinte dinâmica:

1º- Distribua aos alunos uma caixinha que pode ser chamada de caixinha dos afetos, diga que essa caixinha vai representar o coração de cada um.

2º- Em seguida, distribua escreva na lousa algumas palavras de afeto e peça pra os alunos escolherem uma das palavras para dar para o colega colocar na sua caixinha, representando o que deseja para ele. Cada aluno deve escolher uma palavra que poderá está escrita dentro de um coraçãozinho. O professor deve pegar a palavra escolhida pelo aluno e distribuir entre os outros colegas, para que coloquem dentro da sua caixinha. Ao final, cada aluno terá sua caixinha cheia de afetos para levar para casa.

Obs: Lembre-se de higienizar as mãos antes de pegas nas palavras para distribuir aos alunos.




Assim foi nosso primeiro encontro, espero que gostem da proposta e quem sabe possa lhe ajudar na sua sala de aula. Um abraço!!


Liliane Fróis
Professora





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sequência didática com o livro Felpo Filva - 5º ano - Atividades de 1 a 5

  Escola: Grupo Escolar Presidente Médici Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liliane Fróis Aluno: _____________________________...